Está aqui
A boa prática ambiental no regresso da escola
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8248.jpg?itok=8km4LhNI)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8262.jpg?itok=drQkZcs9)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8269.jpg?itok=VhvybEq4)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8275.jpg?itok=WNShZNyv)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8279.jpg?itok=_MDEUHZD)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8281.jpg?itok=yHISimtP)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8286.jpg?itok=7nmvZv2l)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8289.jpg?itok=53FNi2GX)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8249.jpg?itok=B_GobGkg)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8243.jpg?itok=fHssceKM)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/img_8238_0.jpg?itok=tZxD7p4v)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8248.jpg?itok=woH5tmEU)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8262.jpg?itok=ElXdJqtt)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8269.jpg?itok=K_dTPrPg)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8275.jpg?itok=d8s-OX9G)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8279.jpg?itok=PbL7BM2x)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8281.jpg?itok=ogaBNlcC)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8286.jpg?itok=Xih_X4OJ)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8289.jpg?itok=U756S-yA)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8249.jpg?itok=943kIrLO)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8243.jpg?itok=EpuhmnsJ)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/img_8238_0.jpg?itok=4pQmjbZK)
Na apresentação do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA) para o ano letivo 2019/2020, que decorreu no anfiteatro Maria de Jesus Barroso, na Casa Histórias Paula Rego, Luís Capão falou da relevancia “das ações de sensibilização ambiental dirigidas a todas as crianças que frequentam as escolas de Cascais”, em consonância com a estratégia nacional da educação ambiental, mas também destacou a importância de, em Cascais, este programa poder contar com “os equipamentos de que a Câmara Municipal dispõe” e disponibiliza, permitindo assim que “para além do acompanhamento dos professores dentro da sala de aula e no ambiente familiar” as crianças possam também conhecer “os vários centros de interpretação ambiental, a Quinta do Pisão, o Parque Natural e toda a orla costeiro”, que lhes permite “um maior contacto com os desafios e com aquilo que são as problemáticas habituais das alterações climáticas, da biodiversidade, do mar e, assim, estarem mais capacitados para enfrentarem os desafios que se colocam a todos hoje em dia”.
No ano letivo que passou o PESA envolveu 38 mil alunos e este ano o Programa apresentou mais de 100 atividades de sensibilização para uma plateia de 200 professores.
Na cerimónia de apresentação foram galardoados os professores, Ricardos Rodrigues e Rosabel Presa, a Escola Hortênsia Diogo Correia e a EB2/3 de Alcabideche, e os Agrupamentos de Escolas da Cidadela, da Frei Gonçalo de Azevedo e de Alvide.
Ricardo Rodrigues garantia que "não é difícil educar as crianças, porque elas são sensíveis às questões ambientais, às questões da biodiversidade", mas uma das grandes vantagens deste programa é, sobretudo, a “consolidação de boas práticas ambientais em casa, junto da família”, no seio da qual "as crianças têm um papel fundamental".