Está aqui
Ações de fogo controlado protegem Parque Natural de Sintra-Cascais
Na ação de dia 6, foi possível intervir em 10 hectares de modo a reduzir a combustibilidade numa área identificada como crítica e de elevado risco de incêndio. “Nos últimos dois anos temos realizado ações destas nas encostas mais inclinadas e de difícil acesso”, refere, a propósito, Pedro Lopes Mendonça, vereador com o pelouro da Proteção Civil. “Os ventos sopram muito forte a partir do mar e empurram o fogo para a serra, daí a importância desta ação de prevenção. Mesmo que ocorra um foco de incêndio, esta zona serve de tampão, impedindo a progressão para o interior escarpado”, acrescenta o responsável.
Englobando parcelas de terreno municipais e privadas, esta ação envolveu meios do Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, cerca de 30 bombeiros e dez viaturas das corporações de Alcabideche, Carcavelos-S.Domingos de Rana, Cascais, Estoril e Parede. Participaram ainda nesta ação elementos da GNR - Serviço Especial de Proteção da Natureza (SEPNA), Parque Natural de Sintra-Cascais, Agência Municipal Cascais Natura, Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e um técnico de fogo controlado.
Integradas numa estratégia global de defesa da floresta, estas ações de prevenção do risco de incêndio estão previstas no Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios não se sobrepondo ou prejudicando quaisquer valores naturais a preservar.