Está aqui
Jornal C 108 | Junho 2019
Leia as reportagens no "C" |108. Nesta edição destacamos as conferências do Estoril, que celebram este ano o décimo aniversário, chamam para debate os direitos e deveres humanos, a justiça climática, a pobreza global, a tecnologia e o desenvolvimento, os quatro pilares dos desafios criados pela globalização.
Serão mais de seis dezenas de oradores nesta edição, personalidades reconhecidas pelo seu papel interventivo no Mundo, quer na defesa dos direitos humanos, da sustentabilidade do planeta, na defesa da igualdade de género. Vão estar nas Conferências nomes como Dennis Muckwege, o médico ginecologista congolês, Nobel da Paz de 2018 e que tem tido um papel fundamental na defesa da mulher africana, ou o Nobel da Economia 2006, o norte-americano Edmund Phelps, ou mesmo Bernard Kouchner, Nobel da Paz em 1999 e cofundador dos Médicos Saem Fronteiras e dos Médicos do Mundo, assim como outras figuras relevantes da Cultura como é o caso da cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhoto, o jornalista e escritor norte-americano Erik Kirschbaum, o escritor e jornalista britânico Jamie Bartlett ou o escritor português José Eduardo Agualusa.
Outra das figuras presentes nestas Conferências é o Diretor Mundial e cofundador com o Papa Francisco da Fundação Scholas Occurrentes, José Maria Corral que, nesta edição do C, concede-nos uma entrevista.
Também nesta edição a diretora das Conferências do Estoril e Investigadora da Universidade Erlangen-Nürnberg (Alemanha), Teresa Violante escreve sobre a União Europeia e do papel desta instituição que tem sido crucial na pacificação de um continente que até meados do século passado foi o epicentro de duas dramáticas guerras mundiais.
A mobilidade em Cascais tem novidades com o aparecimento de um novo operador e a gratuitidade do serviço de transporte rodoviário prevista para 2020. Mas outra das boas notícias é a introdução de uma carreira, num percurso entre a estação de Carcavelos e a Nova SBE, em que o transporte será feito por um veículo autónomo.
Damos-lhe também a conhecer o programa da época balnear que em Cascais começou mais cedo, 1 de maio, e se estende até 15 de outubro para todas as 15 praias do concelho e damos-lhe conta do fim das sessões públicas de participação de mais uma edição do Orçamento Participativo, que este ano teve mais de 50% de estreantes entre os participantes das sessões públicas. Estas e outras notícias no seu "C" - 108.