CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Tratolixo comemora o 30º aniversário

São cerca de 480 mil toneladas de resíduos por ano que a Tratolixo, que acaba de comemorar o seu 30.º aniversário, recebe dos quatro municípios que serve (Cascais, Sintra, Oeiras e Mafra).

São cerca de 1,3 mill toneladas por dia que ali, em Trajouce, são triados mecanicamente, separados em função das suas caraterísticas  e o resultado dessa escolha é enviado para reciclagem. Os resíduos orgânicos, designados infra-80, são enviados para a central da Abrunheira, em Mafra, onde são transformados em biomassa para produção de energia.

Esta estação de triagem não produz cheiros já que há alguns anos deixou de ali fazer a combustão dos resíduos orgânicos, mas a evolução e o investimento ao longo dos anos foi transformando este local, há 30 anos um aterro, numa moderna fábrica de transformação e triagem dos resíduos urbanos.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais lembrou exatamente esta transformação, que permitiu afastar os cheiros da combustão dos munícipes do concelho, que era aliás uma das suas promessas, realçou. O autarca destacou a transformação desta central ao longo dos anos, garantindo, “estar no bom caminho”, ainda que “haja muito para fazer”, concluiu.   

E nos próximos anos? João Teixeira, engenheiro e presidente do conselho de administração da empresa, promete “grandes apostas para que, cada vez mais, se cumpra, não só o que a lei obriga”, quer interna, quer a que é transposta da legislação comunitária, mas sobretudo para, refere João Teixeira, `proporcionar melhor “qualidade de vida aos 850 mil cidadãos dos quatro concelhos que serve”, respeitando cada vez mais critérios ambientais, “no domínio da sustentabilidade, da economia circular”, garantindo que a empresa trem trabalhado “de uma forma tecnicamente correta e socialmente inclusiva, porque”, acrescenta “é para as pessoas que trabalham”.

No aniversário da Tratolixo, as instalações em Trajouce receberam a visita do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, do presidente da Câmara de Mafra, Hélder Silva dos vice- presidentes da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, Fernando Ferreira e José Pedro Neto e de vários autarcas representantes das outras autarquias dos concelhos servidos pela Tratolixo.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0