Está aqui
CE 2019 | Jamie Susskind vence prémio Estoril Global Issues Distinguished Book
A parte da tarde do primeiro dia das Conferências do Estoril arrancou com a entrega do prémio Estoril Global Issues Distinguished Book Prize. A apresentação da cerimónia ficou a cargo da jornalista Clara de Sousa que anunciou que “este ano é reconhecido o mérito e a excelência a um jovem escritor e advogado britânico que tem estudado o impacto que a tecnologia digital está a ter na economia e também na democracia.”
Para o Professor Catedrático de Economia e Negócios Internacionais da NOVA SBE, Ricardo Alexandre, no livro Future Politics: Living Together in a World Transformed by Tech “entende-se imediatamente o conflito entre poder, liberdade, democracia, justiça e política” adiantando ainda que na obra “o autor tenta entrar no novo mundo de tecnologia e leva-nos através dos perigos e promessas das consequências para a democracia.”
Após receber o prémio, Jamie Susskind começou por agradecer a distinção e explicou que o livro é sobre “o maior desafio que a nossa geração está a enfrentar e este é colocado pela tecnologia digital” acrescentando que “estamos a viver numa era que é diferente para nós como foi a altura da revolução industrial. Isto é significante para a nossa política assim como foi a invenção da escrita e da imprensa escrita. A minha visão, que é a do livro, é que com o andar do século, quem controla as tecnologias mais poderosas vai ter cada vez mais controlo sobre o resto de nós,” salientando ainda que “as mudanças tecnológicas estão a acontecer muito mais rápido do que a nossa capacidade de as entender”.
Uma situação que tem permitido às empresas tecnológicas “escrever as próprias regras,” referiu Jamie que suspeita que “com o decorrer do século vamos ver os efeitos da tecnologia no sistema democrático, na nossa liberdade e na justiça. Aí vamos precisar de novas leis e ideias para trazer a tecnologia para a órbita de todos, para funcionar para todos os cidadãos e não apenas aqueles que a desenham e controlam,” afirmou.“Algumas pessoas dizem que a liberdade no futuro vai ser sobre a liberdade da tecnologia, a habilidade de viver sem um telefone, longe do computador ou o que seja que o substitua. A minha visão é que vai ser muito difícil ter uma vida significativa e a única estratégia que temos é abraçar o facto de que a tecnologia vai ofuscar o mundo em que vivemos agora. Geramos mais informação a cada duas horas do que os humanos fizeram desde o princípio da civilização até 2003, isto dá uma ideia do ritmo da mudança,” terminou por referir Jamie Susskind.
Desde 2009 o prémio Estoril Global Issues Distinguished Book Prize já foi atribuído a Paul Collier (2009), Charles Beitz (2011), Niall Ferguson (2013), Francis Fukuyama (2015) e Joseph Stiglitz (2017). (FMC)