Está aqui
OP Cascais | Onda de cidadania regressa ao Mercado da Vila
Na oitava edição consecutiva do OP Cascais, a Câmara Municipal atribui aos cidadãos a decisão de executar 5,8 milhões de euros – a segunda verba mais alta de sempre - elevando para cerca de 28 milhões de euros o total de verbas codecidido pelos munícipes desde 2011.
Elevam-se agora para 139 os projetos de cidadãos para cidadãos e, dada a taxa de execução de 95%, a sua grande maioria está já ao serviço um pouco por todo o concelho. De acordo com as normas, o tempo previsto para a execução os projetos vencedores de cada ano é de dois a três anos, mas por exemplo, no caso do ano passado, metade dos projetos estão já concluídos ou em vias de conclusão.
Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o “orçamento participativo já está de tal forma implementado que quando um dia eu deixe de ser presidente de câmara dificilmente haverá outro presidente que consiga acabar com o OP”. Carlos Carreiras acrescentou ainda que, em Cascais, “os cidadãos já tomaram posse do OP e isso é o melhor resultado que se pode ter ao fim de oito anos. É esta festa da cidadania e da democracia participativa e colaborativa que ajuda a democracia representativa a continuar a vingar. É muito melhor viver em democracia do que sem ela, por isso o orçamento participativo é um contributo muito forte”.
Conheça aqui os projetos vencedores.