CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Cascais aberto a consulta pública

Encontra-se em consulta pública a 3ª Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Cascais, até 8 de janeiro 2019.
Os planos de emergência de Proteção Civil são documentos formais nos quais as autoridades envolvidas, nos seus diferentes níveis, definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil. Podem ser consultados pelo público até 8 de janeiro de 2019. As propostas, observações ou sugestões dos munícipes podem ser dirigidas ao presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, por via postal ou através do endereço eletrónico dentro deste prazo.   
 
A recuperação a curto prazo das áreas afetadas constitui outro dos objetivos destes planos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e o ambiente. Os planos municipais de emergência de Proteção Civil são, assim, documentos desenvolvidos com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias à resposta. Como tal, deverão permitir antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo, de modo inequívoco, a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência.
 
A ativação de um Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil visa assegurar a colaboração das várias entidades intervenientes, garantindo a mobilização mais rápida dos meios e recursos afetos ao plano e uma maior eficácia e eficiência na execução das ordens e procedimentos previamente definidos.
 
A eficaz gestão de uma situação de emergência de proteção civil só é possível através de um bom planeamento e deve ter por base um plano de emergência simples, flexível, dinâmico, preciso e adequado às características locais. Por outro lado, o seu conteúdo não pode assumir-se como irrevogável, devido às constantes mudanças sociais, geográficas, técnicas, logísticas e mesmo operacionais, as quais terão de ser constantemente refletidas no documento, numa lógica de melhoria contínua e adaptação contante evolução do território.
 
Como tal, no âmbito da Resolução nº 30/2015, de 7 de maio, da Comissão Nacional de Proteção Civil, encontra-se em consulta pública até dia 8 de janeiro 2019, a 3ª Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Cascais, poderão consultar o plano ou fazer download, através do link:https://www.cascais.pt/consultas-publicas
Participação e mais informações contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil  através do endereço de correio eletrónico pmepcc@cm-cascais.pt
AQ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0