CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Do Lixo à Nossa Arte” já está em exposição

Valor angariado com o leilão das obras de arte construídas a partir de lixo vai reverter para apoiar na recuperação das áreas ardidas do Parque Natural Sintra-Cascais.
A exposição foi inaugurada no dia 3 de dezembro, na Universidade Nova-SBE, onde vai estar patente ao público até ao dia 13. Durante a mostra, as obras vão estar a ser leiloadas na internet. 
 
Em outubro, foram realizadas algumas ações de recolha de lixo nas praias do concelho com o objetivo de limpar as praias, mas também de construir obras de arte de forma a sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho. Daqui veio a matéria prima que foi entregue aos artistas Clo Bourgard, Forest Dump, Pedro Vertsteeg, David de Sousa e Pat Lucas Nunes e Melo para transformarem o lixo, em arte.
 
Sobre esta exposição e iniciativa, Joana Balsemão, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, referiu que “gostava muito que estas obras sensibilizassem as pessoas a não deixar o lixo na areia.”
 
A vereadora relembrou que no último dia da recolha de lixo referiu aos 200 voluntários que não devíam estar ali, porque "num mundo ideal não existiria lixo nem no mar, nem em terra. Mas, já que isto acontece, ainda bem que temos tantos voluntários para o recolher e que hoje podemos ver esse lixo transformado em arte e em obras tão bonitas”. A vereadora sublinhou que na exposição há “obras que representam a pegada ecológica que o homem deixa nos oceanos e outras que representam a pegada do consumo que o artista refere como ganância, que é o consumo desenfreado do homem. Tudo isto deixa as suas marcas e essas marcas estão aqui hoje traduzidas em obras de arte”, acrescentou Joana Balsemão. 
 
Pedro Vertsteeg é um dos artistas que produziu uma das obras presentes nesta exposição. Nessa obra, o artista disse que decidiu “representar o habitat dos peixes e o estado da água mundial, que está muito suja”, mas que também optou por “representar uns pulmões que refletem a respiração de todos estes animais e também a nossa.”
 
“Do Lixo à Nossa Arte” é uma iniciativa da Take C’Air que conta com o apoio do Movimento Claro, da Cascais Ambiente e da Câmara Municipal de Cascais. Nesta segunda fase o projeto ainda contou com o apoio da Nova SBE, CROWN, Carlos Pissara, Estoril for Press, Quinta do Ferro e FoodEventsNetwork.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0