Designação do projeto | Projeto Regio-Crafts
Código do projeto |1261R4
Objetivo principal | “Regional Cooperation for Crafts Development”
Região de intervenção | Município de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação |15-12-2011
Data de inicio | 01-2012
Data de conclusão | 12-2014
Custo total elegível | 168.226,00 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 142.992,10 €
Estado atual | Encerrado
Resumo :
O projeto europeu REGIO-CRAFTS: “ Regional Cooperation for Crafts Development”, que nasceu da iniciativa da União Europeia Programa INTERREG IVC “ Innovation & Environment Regions of Europe Sharing Solutions”, teve como objetivo valorizar o artesanato no contexto europeu. Nessa missão, o projeto contou com a parceria de seis países – Portugal, Espanha, Holanda, Grécia, Bulgária e Letónia – que, neste contexto, promoveram a análise das políticas regionais e das medidas de apoio relativas ao setor do artesanato; seminários com exemplos de boas práticas e visitas de estudo; atividades de disseminação ao nível local e europeu; workshops e reuniões com os parceiros do projeto. O objetivo geral foi de fortalecer o setor do artesanato, valorizando a sua importância na economia e no desenvolvimento sustentável de cada região participante, enquanto contributo para a identidade e fator de fomento do crescimento económico, capaz de influenciar o emprego e a estabilidade social. Para tal potenciou-se a troca de experiências e a criação de modelos orientadores que permitiram políticas adequadas aos objetivos.
Em Portugal, o projeto REGIO-CRAFTS foi promovido pela Câmara Municipal de Cascais, tendo como parceiro estratégico a SUSDESIGN (Coordenador Externo) e como consultor a CTL-Cultural Trend Lisbon. Como parceiro líder e chefe do projeto teve a Região de Planeamento de Zemgale – Letónia e como restantes parceiros a Fundação Pública Legado Andaluz – Espanha, a Fundação Cultural Haadstêd 2018 – Holanda, a Associação Regional de Municípios Central Stara Planina - Bulgária e o Município de Paggaio – Grécia.
As atividades desenvolveram-se ao longo dos três anos do projeto (2012-2014), privilegiando-se cada semestre por parceiro. Em Cascais, decorreram seminários internacionais em Maio e Junho de 2014, foram elaborados dois Cases Studies – Case Study I - centrado na metodologia SMD (Significados da Matéria do Design) representando boas práticas na inovação do design artesanal e o Case Study II – centrado no trabalho do “Ways of Art” na DNA Cascais relativo aos ofícios tradicionais de restauro, a excelência e a inovação da sua técnica.
Elaborou-se igualmente um Plano de Implementação com a Caraterização do Sector do Artesanato em Portugal e com a Análise de Transferibilidade de Boas Práticas Europeias para o Sector do Artesanato Português, para além de outras atividades, nomeadamente de disseminação ao nível nacional e local. O projeto culminou com o Seminário Final na Letónia, organizado pelo Parceiro Líder.
Saiba mais: