CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais entrega Prémios Infante Dom Henrique

Com a presença do Duque de Bragança, fundador e presidente de Honra deste Prémio em Portugal.

O Auditório Maria José Barroso, na casa de Histórias Paula Rego, encheu-se de jovens, professores, monitores, pais e demais entidades ligadas ao universo escolar das escolas vencedoras, na entrega do Prémio Dom Infante Henrique.

A entrega dos diplomas aos jovens esteve a cargo de Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança, membro fundador e presidente de Honra do Prémio, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Catarina Marques Vieira, comissária da Capital Europeia da Juventude, Miguel Horta e Costa, presidente executivo da Associação do Prémio e de Pedro Rebelo de Sousa, vice-presidente da Associação.

Os alunos vencedores do Prémio Dom Infante Henrique pertencem às escolas: Colégio Sra Boa Nova; St. Julian’s School; St. Dominic’s Internacional School e Oeiras Internacional School.

“No ano em que o Prémio Dom Infante Henrique celebra 30 anos, e porque somos Capital Europeia da Juventude,  acolhemos em Cascais a celebração desses 30 anos de existência deste prémio” disse Catarina Marques Vieira, comissária de Cascais 2018. Este é “um prémio que visa parabenizar os jovens com mérito, que desenvolveram ações de voluntariado que pertencem a escolas maioritamente do nosso concelho. Fazia todo o sentido juntarmo-nos ao prémio, a esta celebração e reconhecer o mérito desta juventude” salientou Catarina Marques Vieira, no final da cerimónia.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais deu os parábens aos jovens presentes enaltecendo as ações de voluntariado que estão na base da entrega deste prémio. “Este prémio tem a ver com tudo aquilo que temos vindo a desenvolver em Cascais, criar uma cidadania ativa e participativa: estamos a formar cidadãos que serão os líderes de amanhã”, disse.

Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança agradeceu o apoio da Câmara de Cascais na celebração dos 30 anos do Prémio em Portugal, “neste momento tão especial para esta Vila, como Capital Europeia da Juventude”. Este programa “contou com cerca de 3873 horas de voluntariado de mais de 120 jovens que receberam hoje este prémio. Acrescentou ainda que em Portugal o prémio foi bem aceite, “mas infelizmente há muitas escolas que não aderiram, existem mais jovens de escolas privadas a receber o prémio do que de escolas públicas”.

O Prémio Infante Dom Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s Award” fundado em 1956, na Grã – Bretanha, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Com a implementação do Prémio Infante Dom Henrique, do qual S.A.R. o Duque de Bragança além de membro fundador é Presidente de Honra, Portugal tornou-se o primeiro país europeu de língua não inglesa a adotar o programa de “The International Award for the Young People – The Duke of Edinburgh’s Award”, no qual já participam cerca de seis milhões de jovens em aproximadamente 118 países.

O Programa do Prémio tem como objetivo certificar as competências e contribuir para uma melhor formação moral e física da juventude que cresce neste conturbado mundo moderno, onde as oportunidades para uma efetiva realização pessoal são muitas vezes escassas e difíceis. Assim, um programa de atividades voluntárias e não competitivas incentiva e reconhece o mérito, a dedicação, a autoconfiança e a perseverança aos jovens participantes.

O Prémio assume-se assim como uma certificação de competências, reconhecidas internacionalmente por muitas empresas e universidades.

Tratando-se de uma Associação e a exemplo do que acontece em outros países onde é praticado, o Prémio Infante Dom Henrique sendo já uma Instituição Particular de Solidariedade Social é suportado financeiramente pelas inscrições anuais, por doações de empresas e/ou particulares, bem com a organização de eventos para angariação de fundos. AQ

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0