Está aqui

Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Carcavelos

Designação do projeto | Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Carcavelos
Código do projeto | Lisboa-08-2316-FEDER-000027
Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Região de intervenção | Carcavelos, União das Freguesias de Carcavelos e Parede
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 12-09-2017
Data de início | 04-01-2016 
Data de conclusão | 31-12-2020
Custo total elegível | 288.678,50 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 144.339,25 €
Estado atual Encerrado
 
Resumo:
A Operação “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Carcavelos” está contratualizada no PEDU/PARU (Ação 2.2.3.), integrada na medida 2.2 do PEDU, cujo objetivo estratégico é o “Incremento e qualificação dos espaços públicos urbanos”.
 
A presente Operação visa a requalificação do espaço público localizado no núcleo central de Carcavelos, abarcando os principais eixos de articulação de dois importantes elementos identitários e funcionais da localidade (a estação ferroviária e a Igreja Paroquial), localizados na malha tradicional da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Carcavelos. 
 
A intervenção que será desenvolvida em duas fases, visa, numa primeira fase, a requalificação da envolvente norte da estação ferroviária de Carcavelos (a Rua Dr. Manuel de Arriaga, entre os cruzamentos com a Avenida Maria da Conceição e a Rua 5 de Outubro) e, numa segunda fase, a requalificação da Rua 5 de Outubro, locais onde a intervenção foi considerada prioritária.
 
A Operação, que abarca uma área de 6.923 m2, irá redesenhar o espaço público, procurando compatibilizar o espaço rodoviário e o espaço pedonal, assumindo uma solução que privilegia a mobilidade suave e que tem em conta princípios da acessibilidade inclusiva e universal.
 
A primeira fase da intervenção, centrada na envolvente à estação, já se encontra executada e consistiu na criação de uma praça pública que se desenvolveu numa plataforma de via de um único sentido, com sobrelevação da via ao nível dos passeios. Deste modo, adotou-se uma clara valorização do espaço pedonal beneficiando a leitura de “Praça” e articulando os espaços comerciais com a entrada da estação de Carcavelos. Esta reformulação impôs uma moderação da circulação automóvel e a redefinição dos corredores de circulação. O estacionamento é ordenado, sendo reservados dois lugares para deficientes. A iluminação pública foi reformulada e foram aplicados pavimentos tácteis nas passadeiras de peões.
 
A segunda fase contemplará o alargamento de passeios ao longo da Rua 5 de Outubro, estimulando a mobilidade suave, através da garantia de percursos contínuos, seguros e mais desafogados. Serão igualmente aplicados pavimentos tácteis nas passadeiras de peões. O estacionamento será ordenado, sendo garantidos lugares de estacionamento, e a velocidade de circulação será condicionada a 30 ou 20 km/h. No largo localizado no extremo norte da Rua 5 de Outubro, junto à Rua Dr. José Joaquim de Almeida/Praça da República, será aplicada calçada castanha, mantendo as duas árvores e criando lugares de estacionamento. Pretende-se, assim, criar uma zona de estar e lazer que promova a estadia e o encontro da população.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0