CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens das escolas da Freguesia Cascais e Estoril recebem Prémio Pintura e Aguarela Rei D.Carlos

Na Galeria do Estoril - Junta de Freguesia de Cascais e Estoril decorreu a entrega do Prémio Pintura e Aguarela de marinhas Rei D. Carlos, naquela que é a 4ª edição desta iniciativa. O Prémio Rei D. Carlos é dirigido à comunidade escolar dos 1º, 2º, 3º ciclos e ensino secundário das escolas públicas e privadas da Freguesia de Cascais e do Estoril, que são desafiadas a realizar marinhas a aguarela que representam a costa de Cascais e Estoril. A iniciativa tem como objectivo a sensibilização do público jovem para a criatividade e a prática artística.
 
Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, na entrega dos prémios deixou um agradecimento aos jovens, pais e professores. Nesta “4ª edição batemos recordes, participaram 24 escolas públicas e privadas, desde S. Pedro do Estoril até ao Guincho, 2500 alunos do 1º ciclo ao secundário, dos 6 aos 18 anos, e estão aqui patentes 184 obras que foram pré-selecionadas pelas escolas e depois pelo júri”. 
 
“A importância desta iniciativa é tentar cada vez mais criar oportunidades para que os nossos jovens assumam experiências novas. Nós somos fruto daquilo que aprendemos, daquilo que experimentamos, daquilo que vivemos. Por isso,  tudo o que sejam experiências novas, são importantes no vosso crescimento”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se aos jovens presentes. 
E quando essas experiências “são feitas com base em algo que é a nossa identidade, ou seja, neste caso a nossa identidade geográfica, histórica e sociológica, ainda mais se importante se torna, porque estamos a falar de nós, da família que vive na freguesia Cascais Estoril”, acrescentou.
 
“É muito gratificante para nós colocar  2500 crianças da freguesia, a dedicar-se às artes, à pintura, e a pesquisar um pouco sobre a nossa história, sobre a nossa cultura e acima tudo fazerem estas aguarelas, é uma forma de nós conseguirmos chegar às nossas crianças, temos aqui obras fantásticas”, salientou Pedro Morais Soares.
 
As escolas premiadas foram a EB1 Oliveira Marques; os Aprendizes; Colégio Sra. da Boa Nova; Salesianos do Estoril; Escola Secundária de S. João do Estoril e a Cercica e o Crid, foram premiados pela participação nesta iniciativa.
Estes trabalhos estão patentes na Galeria do Estoril da Junta de Freguesia de Cascais Estoril de 4 de Maio a 16 de Junho.
 
Este projecto conta ainda com o apoio da CMC, da Fundação D. Luís I e o patrocínio de Quadrimóvel/Ponto das Artes e Leitão e Irmão.
A costa marítima da freguesia do Estoril e de Cascais foi sempre uma fonte de inspiração para muitos artistas plásticos, entre os quais o próprio Rei D. Carlos que, como aguarelista, representou nas suas obras a paixão que sentia pelo mar. A técnica de aguarela possui efectivamente uma grande tradição na história de arte e, em especial, na representação de marinhas. AQ
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0