CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Cascais Solidário”. Carlos Carreiras propõe geminação inédita à Pampilhosa da Serra

Proposta inesperada do autarca de Cascais feita durante a entrega de mais ajuda solidária do município e dos cascalenses à Pampilhosa da Serra.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais propôs hoje ao seu homólogo da Pampilhosa da Serra a geminação dos dois municípios para reforçar o apoio a este concelho do interior afetado por três vagas de incêndios florestais entre junho, agosto e outubro do ano passado.

A proposta inédita do autarca foi feita durante a entrega de mais uma ajuda solidária do município e dos cascalenses às populações da Pampilhosa da Serra.

“Acordei com o senhor presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra algo inédito em Portugal que é fazermos, pela primeira vez, em Portugal, uma geminação entre dois municípios portugueses”, revelou Carlos Carreiras.

Segundo Carlos Carreiras, Cascais “tem uma tradição de geminação, há dezenas de anos, com outros municípios no estrangeiro, nos cinco continentes. Aqui impõe-se fazer esta geminação que possa servir de inspiração para que outros municípios de média e grande dimensão possam também geminar-se com municípios mais pequenos, porque a vida destas populações e a responsabilidade de um presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra são muito mais difíceis do que a de um presidente de câmara como o de Cascais”.

“Reconhecendo isso, damos aqui mais um sinal de que vamos continuar a estar presentes e a motivar e convocar todos os outros municípios para que haja aqui um grande movimento de solidariedade do poder local, porque temos essa capacidade de estar mais próximos das pessoas e dos problemas e mais habilitados para os ajudar a resolver e ultrapassar”, apelou.

“Cascais veio uma vez mais à Pampilhosa dar-nos mais um abraço de solidariedade e estamos muito gratos. Foram várias vezes desde os três incêndios grandes do Verão passado, em junho, agosto e outubro”, afirmou o presidente da Câmara da Pampilhosa.

José Alberto Pacheco Brito Dias reiterou que Cascais “tem tido uma atenção enorme connosco. Desta vez trazem-nos materiais de construção, importantíssimos para que possamos apoiar a reconstrução de habitações não consideradas permanentes e que é importante reconstruir porque são importantíssimas para a economia deste concelho”.

No ato de entrega de trinta ovelhas e carneiros, materiais de construção diversos e brinquedos, Carreiras disse que se tratou de “mais uma ação de solidariedade de apoio a populações e a concidadãos que foram aqui muito afetados, muito violentados pelos incêndios que devastaram esta região.

O presidente agradeceu aos seus munícipes, empresas e empresários de Cascais que acederam ao convite para se fazer esta campanha de solidariedade.

“Nesse sentido, hoje uma vez mais viemos à Pampilhosa da Serra, desta vez com mais animais, dando aqui uma centelha de esperança e não deixar que essa esperança se apague em todas estas aldeias, com a particularidade de, na primeira vez, os animais que trouxemos serem só fêmeas, mas agora termos trazido também machos, com a particularidade de algumas dessas ovelhas que trouxemos da primeira vez já terem dado à luz borregos, o que também é um sinal de esperança”, disse.

Na ocasião recordou que, da primeira vez, ficou “muito sensibilizado” para o facto de haver programas de reabilitação para primeiras habitações, por parte do governo central, mas não para as segundas habitações. “Há aldeias com muitas segundas habitações que arderam e que na verdade são primeiras habitações grande parte do ano. São primeiras habitações quando as aldeias recebem os filhos que emigraram e voltam à terra e era preciso dar uma resposta a todas estas pessoas também”, sublinhou.

Para Carlos Carreiras, as primeiras habitações são uma prioridade, mas as consideradas segundas habitações são também muito importantes, do ponto de vista social e económico, para se continuar a garantir que há futuro, razão que o levou a reunir materiais de construção para ajudar a recuperar muitas dessas habitações cujos proprietários não têm outro tipo de apoios. S.R.S./A.Q.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0