CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Programa de Empreendedorismo traz 400 estudantes internacionais a Portugal

‘European Innovation Academy’ (EIA) é um programa internacional de empreendedorismo que visa transformar, em apenas 15 dias, uma ideia de negócio numa start-up. Em Portugal, decorrerá em Cascais entre 15 de julho e 3 de agosto com a participação de 400 estudantes internacionais e 100 jovens portugueses. A iniciativa conta com uma metodologia única desenvolvida por representantes da Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford e da Google.

De 15 de julho a 3 de agosto, a vila de Cascais, na qualidade de Capital Europeia da Juventude, receberá 400 estudantes internacionais, que se juntam aos 100 jovens portugueses que irão participar no programa de empreendedorismo da ‘European Innovation Academy’ (EIA) e testar as suas ideias de negócio.

Este programa único, com a duração de apenas 15 dias, tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo junto de estudantes universitários, através da metodologia desenvolvida por representantes da Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford e da Google. A edição deste ano em Portugal contará com a presença da maior delegação de sempre da Universidade de Berkeley, que trará cerca de 100 alunos para desenvolverem as suas ideias de projetos no nosso país.

Esta é a forma mais rápida, em todo o mundo, para se testar uma ideia de negócio, na medida em que no período de apenas três semanas os participantes seguem todos os passos para criarem a sua empresa – desde a ideia ao lançamento. Trata-se de uma experiência completa de como é lançar uma start-up, ao longo de um programa que inclui diversas ferramentas de treino e competências para tornar os participantes em verdadeiros empreendedores. 

O programa educativo divide-se entre sessões de mentoring e desenvolvimento de tarefas hands-on, onde os participantes têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com profissionais e docentes de instituições de referência parceiras da iniciativa, com experiência comprovada em empreendedorismo, e que os guiam durante todo o programa.

Para Anni Sinijarv, CEO da ‘European Innovation Academy’, ‘Os participantes da edição anterior dizem-nos que a EIA foi uma experiência que mudou as suas vidas. Os alunos adquirem acesso uma rede internacional e capacidades únicas necessárias para construírem uma carreira de sucesso’.

O programa da ‘European Innovation Academy’ é também criado com o objetivo de promover a interculturalidade. Os participantes começam com uma ideia de negócio e a primeira tarefa atribuída é a criação de uma equipa de cinco elementos, que não se conhece, mas que tem as competências necessárias para o desenvolvimento do projeto. As equipas contam com ajuda de especialistas altamente capacitados como mentores: mentor de negócios, mentor de TI, mentor de design, mentor de IP, investidor / VC.

Em Portugal, o Santander Universidades e a Câmara Municipal de Cascais são os principais parceiros da ‘European Innovation Academy, que conta também com o apoio da Beta-i, da Universidade Nova de Lisboa e da Daimler AG.

O Santander Universidades desempenha um papel central na ligação da ‘European Innovation Academy’ às Universidades e aos Politécnicos portugueses. Proporciona assim uma experiência única aos jovens universitários, estimulando o espírito empreendedor e as capacidades digitais dos alunos, que vão poder trabalhar num ecossistema multicultural, constituído por alunos, formadores e mentores de 63 nacionalidades.

Cascais, enquanto polo de inovação e empreendedorismo, é o palco estratégico para receber a ‘European Innovation Academy’ e os 500 estudantes nacionais e internacionais que durante três semanas se juntam com algumas das maiores referências internacionais na área do empreendedorismo, criando um verdadeiro ecossistema de inovação.

A Beta-i sublinha que  com este programa foi desenhado especificamente para estudantes universitários e funciona como um verdadeiro acelerador de mindsets, mudando a percepção do risco, do falhanço e do que parece impossível. A edição do ano passado comprovou que este é um conceito válido, e nesta segunda edição os objectivos são ainda mais ambiciosos.

Esta academia permite à Universidade Nova de Lisboa o contacto próximo com outras Universidades e entidades de referência ligadas à Inovação. Os melhores alunos da NOVA da área do Empreendedorismo têm uma vez mais a oportunidade de representar a Universidade com as suas ideias inovadoras e trabalhá-las numa perspetiva internacional e multidisciplinar. A Nova estará ainda presente com mentores e professores que acompanham as várias equipas ao longo das três semanas.

A Daimler AG, enquanto uma das mais bem-sucedidas empresas da indústria automóvel em todo o mundo, é um dos parceiros oficias da ‘European Innovation Academy’ este ano. Os representantes da empresa estarão atentos aos modelos de negócios inovadores e que se poderão traduzir em possibilidades de carreira na Daimler. Além disso, os alunos contarão com mentores da Daimler para apoiar suas ideias de negócio.

Para mais informações sobre a ‘European Innovation Academy’, consulte o site do programa: http://inacademy.eu/portugal .

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0