Está aqui
Cascais vai ter a primeira Igreja Ortodoxa Russa em Portugal

Cascais vai, assim, contar com a primeira Igreja Ortodoxa Russa do país, o que nas palavras do Bispo Dom Nestor, “é um grande acontecimento para toda a diáspora russa, não só em Portugal como no resto do mundo, numa grande abrangência de povos.”
Existe uma comunidade que professa a Fé Ortodoxa bastante relevante em Cascais, que habitualmente celebra as suas missas na Igreja da Nossa Senhora da Conceição e que assim vai poder contar com um local próprio.
“Acreditamos que o desenvolvimento de Cascais se faz no respeito pela nossa identidade e através da integração de todos aqueles que deixaram as suas terras de origem e escolheram este concelho para realizar o seu projeto de vida”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, salientando que somos uma comunidade que integra 80% de todas as nacionalidades do mundo e que essa “integração das diversas culturas e crenças nos torna mais resilientes”.
A Igreja Ortodoxa Russa ocupa o quinto lugar na ordem das Igrejas Ortodoxas. Todavia, há muito tempo é a mais importante pelo número de fiéis. De facto, quase dois terços dos ortodoxos no mundo – cerca de 200 milhões – dependem do Patriarcado de Moscovo.