CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

DNA Match: um programa para criar empregos

A DNA e a Câmara Municipal de Cascais, através da sua Divisão de Promoção de Emprego, lançaram o DNA Match, um programa de estágios profissionais para quem está em situação de desemprego de qualquer idade.

O DNA Match é uma iniciativa facilitadora da criação de emprego e do desenvolvimento socioeconómico do Concelho de Cascais que se concretiza num programa de estágios profissionais de oito meses e que inclui um plano de formação comportamental para estagiários e consultadoria ao processo de estágio.

“ Este é um programa com uma grande importância estratégica” referiu o vereador da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, explicando que é um programa que “permite juntar os empregadores do concelho de Cascais com todos aqueles que, independentemente da idade, procuram uma oportunidade ou uma mudança no seu percurso profissional”. O DNA Match permite, assim, “fazer encontrar a oferta e a procura que existe na comunidade e encontrar soluções para o desemprego cuja taxa já é em Cascais inferior à média nacional”, acrescentou Piteira Lopes.    

Podem candidatar-se a este programa entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, com sede ou atividade no concelho de Cascais, ou apoiadas pela DNA Cascais. Quanto aos estagiários, podem candidatar-se todos os que residem no concelho e que estejam em situação de desemprego ou de reconversão profissional, sem limite de idade.

O que difere no DNA Match de outros programas de estágios profissionais já existentes? A diferença está na majoração da comparticipação que as bolsas de estágios beneficiam para candidatos com idade igual ou superior a 45 anos, assim como para candidatos que estiverem na situação de desemprego há mais de 12 meses e/ou portadores de deficiência ou incapacidade comprovada. Por outro lado, o DNA Match não se limita a criar estágios profissionais, mas o apoio que presta vai mais além do período de estágio. Assim, para as empresas que contratem posteriormente o estagiário no final do estágio (contrato mínimo de 12 meses), será dado um incentivo a essa contratação, de valor correspondente a 15% da comparticipação da DNA Cascais.

“São 34 bolsas de estágio subsidiadas nesta primeira edição do DNA Match com a possibilidade de ficarem nos quadros da empresa”, explicou Pedro Loureiro, Diretor-Geral da DNA – Cascais, acrescentando que no caso das startups, por exemplo, após a fase inicial de arranque e no seu crescimento “necessitam de reforçar as suas equipas, pelo que este programa irá ajuda-las a encontrar os recursos humanos que necessitam”, pelo que este é “um programa efetivo de apoio não só a quem procura um posto de trabalho, como as empresas que necessitam de expandir os seus quadros”.

A Câmara Municipal de Cascais, através da sua Divisão de Promoção de Emprego, “vai trabalhar muito próximo com a DNA, beneficiando da vasta experiência neste tipo de programas, complementando o apoio daquela entidade, através do acompanhamento dos estagiários e dinamizando o programa de formação paralelo ao estágio em contexto de trabalho” realçou Francisco Carreiro, Chefe da Divisão de Promoção de Emprego da CMC.  

Sobre a DNA Cascais | A DNA em 11 anos de atividade recebeu cerca de 3.300 contatos de empreendedores, apoiando a criação de 322 empresas, que representam um valor de investimento de 57,2 M de euros e a criação de 1.668 postos de trabalho. Em 2017, a DNA apoiou 30 novas empresas que representam a criação de 153 novos postos de trabalho, com um investimento de 4,2 M de euros. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0