Está aqui
Bebé ao Colo
Considerando que são várias as dificuldades com que algumas famílias se deparam, este projetos tem por objetivo a promoção de competências pessoais, sociais e parentais de pais recentes e a estimulação da relação mãe/outro cuidador com o seu bebé.
Visa, ainda, que estas famílias consigam uma maior autonomia, nomeadamente: através do apoio na procura ativa de emprego, da colocação das crianças em creche e, ainda, da aproximação da família à comunidade e aos serviços, contribuindo para a diminuição de fatores de risco e perigo na primeira infância.
O Projeto desenvolve-se em duas áreas distintas:
1) Espaço de formação/consolidação de competências e troca de experiências. As sessões decorrem na AJU e no domicílio.
2) Apoio direto específico para bebés até aos 30 meses de idade - Banco do Bebé - abrangendo quer os beneficiários deste Projeto, quer das demais famílias apoiadas no âmbito dos diversos projetos da AJU, através da distribuição de produtos para bebé (roupas, equipamentos e alimentos).
Neste Projeto são de realçar: o modelo, inovador no nosso Concelho; a intervenção flexível, com sessões em contexto (domicílio); a intervenção precoce; e, ainda, a aposta na sustentabilidade, pelo facto de mobilizar recursos já existentes, nomeadamente do ACES de Cascais e pelo recurso a voluntários.
Entidades Parceiras:
Câmara Municipal de Cascais e Agrupamento dos Centros de Saúde de Cascais (ACES)
Parceiros Informais:
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais e Equipa de Crianças e Jovens da Segurança Social.