CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Monica Bellucci na abertura do LEFFEST 2016

Monica Bellucci, figura de proa do cinema internacional, foi um dos grandes nomes a marcar presença na abertura do Lisbon & Estoril Film Festival deste ano, que vai decorrer entre Cascais e Lisboa, de 4 a 13 de novembro. Muitas outras personalidades do mundo das artes reuniram-se no Casino Estoril, em torno da exposição fotográfica "Infraganti", de Chema Prado.

​"​A​doro Cascais e Lisboa, e a abertura das pessoas desta zona. Sinto-me livre, como se estivesse em casa​", confessou a atriz italiana. Bellucci felicitou também o LEFFEST: "é incrível​,​ poder estar em contacto com tantas pessoas no festival, através dos filmes. ​N​este caso, o público vai poder ver ​obras como ​"Malena", que marcou o início da minha carreira no cinema, e também ​a mais recente, "On The Milky Way", realizada por Emir Kusturica" (também presente no LEFFEST).

"Cascais é maravilhosa, é um privilégio estar aqui", disse Valentina Lodovino, atriz italiana e membro do júri do festival. "Tanto Portugal, como o LEFFEST, fascinam-me. Este é um festival no qual prevalece a arte." Quanto ao facto de ser membro do júri do LEFFEST, Lodovino afirmou: "faz-nos confrontar com sensibilidades e experiências diversas. É uma responsabilidade muito bonita e mal posso esperar para ver todos estes filmes."

Giada Colagrande, realizadora e atriz italiana, disse adorar o festival: "é a terceira vez que venho. Estou muito feliz de ter sido convidada, desta vez, a apresentar o meu novo filme, "Padre"." Colagrande relevou também conhecer "Cascais extensivamente, porque tenho desejo de vir a rodar aqui um filme. Por agora, não posso revelar nada, que ainda é segredo", disse, a sorrir.

Agustín Díaz Yanes também elogiou Cascais: "conheço Cascais há muitos anos e gosto muito. Lembro-me sempre do mar. Este festival tem escolhas excelentes. Fico muito contente por ter cá filmes meus", disse o cineasta espanhol.

Victoria Guerra, atriz portuguesa, lembrou a multiplicidade de expressões presente no LEFFEST: "é mais uma edição fantástica do festival, juntando as artes que o cinema reúne dentro das suas vertentes. Quero ver tudo."

Teresa Villaverde, realizadora portuguesa, vai ser homenageada pelo festival com uma retrospetiva: "sinto-me muito honrada por estarem aqui todos os meus filmes. Sinto que existe um público novo de jovens interessados pelo cinema português. Poder ouvir o que as pessoas têm para dizer é uma oportunidade rara, porque nem sempre conseguimos falar com os espectadores."

Chema Prado, ex-diretor da Filmoteca Espanhola, é o autor da exposição que inaugurou o festival. "Esta coleção de fotografias foi tirada quase exclusivamente nos anos de 1998 e 1999. Tem o intuito de captar figuras do cinema, de gente que me é próxima, amigos meus, em situações não preparadas. Não pretendi fazer um casting ou ter condições preparadas de iluminação. Em português, creio que a expressão é "em flagrante"". Prado é uma presença habitual no certame: "venho ao LEFFEST todos os anos, adoro o festival. Sou um fiel seguidor. Já conheci aqui grandes escritores, que muito significam para mim, como J. M. Coetzee e Don DeLillo. E Cascais é o paraíso, sou um apaixonado. Se alguma vez me mudar, venho para aqui."

Paulo Branco, produtor cinematográfico de renome e organizador do LEFFEST, reforçou a ideia de que "os convidados vêm porque têm esse desejo, com vontade de participar, de estar com os espectadores e de disfrutar das condições desta magnífica zona de Cascais, onde estão alojados." Branco lembrou ainda a novidade de, nesta edição, haver filmes em exibição no CascaiShopping: "foi uma proposta de um dos patrocinadores e aceitámos logo. Esperamos continuar nos próximos anos, com ainda mais filmes a serem exibidos."

Pode consultar aqui o programa do LEFFEST 2016.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0