CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens de escolas de Cascais apresentam ideias de negócio e vão a competição nacional

Criadas por uma centena de jovens empreendedores do ensino secundário e profissional 20 miniempresas participaram na primeira edição da Feira Ilimitada de Cascais que decorreu no Mercado da Vila. Duas ideias de negócio de escolas de Cascais ganharam passaporte para a competição a nível nacional.

As grandes vencedoras foram a mala “Inspire”, criada por alunas do Colégio Maristas de Carcavelos e a plataforma digital “EQE - Eu Quero Estágio”, projeto de alunos da Escola Básica e Secundária de Carcavelos. A “inspire” consiste num saco transparente multifunções em que basta mudar o forro do tecido para se adaptar a qualquer situação do dia-a-dia. A plataforma digital “EQE” promove a interação entre jovens do ensino secundário e empresas, para a possibilidade de efetuarem estágios durante as férias, como primeiro contato com o mundo do trabalho. Estas duas miniempresas vão agora competir na feira nacional do programa “A Empresa” que, em maio, distinguirá a melhor miniempresa nacional do ano letivo 2015/2016. 

“Esta feira regional tem por objetivo que alunos do 10º ao 12º ano de escolas de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra, possam apresentar as suas ideias e planos de negócio que desenvolveram ao longo do ano letivo nas escolas”, refere Luís Matos Martins, diretor da DNA-Cascais, um dos impulsionadores do projeto com a Junior Achievement Portugal, em que participaram, a nível nacional, 5583 alunos de 18 distritos.   

Nesta primeira edição da Feira Ilimitada foram 20, as ideias de negócio selecionadas, sendo 17 de escolas do concelho de Cascais: Porta-chaves para garrafas de água, berços com colchões que reproduzem musica ativados pelos movimentos do bebé, pulseiras de aviso para idosos, faixas refletoras descartáveis para desportistas, um dispositivo para ajudar as pessoas com deficiência visual a atravessarem a estrada, um stick para facilitar o uso de manteiga, headphones que podem ser usados simultaneamente como auscultadores normais e como colunas, um adaptador para pasta de dentes que evita o desperdício e várias plataformas digitais.     

“ Queremos que Cascais tenha um espirito empreendedor (…) não temos como objetivo que todos os jovens venham a ser grandes empreendedores, mas que todos passem pela experiência de arriscar e criar algo novo”, garantiu Nuno Piteira Lopes, vereador da câmara municipal de Cascais.

Para os jovens esta é uma experiência única, já que veem a possibilidade das suas ideias de negócio passarem a ser uma realidade. Os vencedores desta competição regional sabem que ainda têm muito trabalho pela frente para aperfeiçoar o seu projeto, se querem ser um dos distinguidos a nível nacional: “vamos trabalhar o triplo e melhorar o projeto de acordo com as indicações do júri e, quem sabe, passar para a competição internacional”, exclama entusiasmada Abigail Fernandes, após receber o diploma que lhe garante a passagem para a fase seguinte da bolsa “inspire”.   

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0