CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Exposição no Centro Cultural de Cascais marca 40º Aniversário da CERCICA

Arrancaram no dia 11 de março, as celebrações do 40º aniversário da Cercica, com uma exposição de artes plásticas no Centro Cultural de Cascais. Na cerimónia de abertura, estiveram presentes, entre outros, Maria Cavaco Silva e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

A instituição de solidariedade social CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais - nasceu a 11 de Março de 1976, completando 40 anos em 2016. O seu surgimento veio dar resposta às necessidades educativas de crianças e jovens com deficiência intelectual e incapacidades que, nessa altura, viam comprometido o seu acesso à educação.

Ao longo dos anos, a CERCICA tem vindo a desenvolver atividades, que visam não só integrar na sociedade as pessoas com deficiência intelectual e/ou incapacidades, como potenciar a sua qualidade de vida e bem-estar. Muitas dessas atividades estão focadas na criatividade, como a produção de telas, pinturas e azulejos. Os quadros expostos no Centro Cultural de Cascais são disso exemplo.

Maria Cavaco Silva esteve presente na abertura da exposição e considerou que "os autores destes quadros são pessoas especiais no afecto que provocam, especiais porque fazem arte como esta, especiais porque têm o direito de exigir serem tratados como pessoas especiais, como todos nós". A antiga primeira dama tem uma longa relação com a CERCICA: «foi através de instituições como esta, que abri o meu olhar a este mundo. Todos perdemos muito se não o fizermos".

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, relembrou que "há 40 anos não havia resposta a estas necessidades. Os cidadãos de Cascais que criaram esta instituição nessa altura orgulham-nos muito. Através destes exemplos, transmitimos que a diferença é algo que devemos valorizar: não somos melhores ou piores, podemos somar por cima da diferença. Torna-nos mais tolerantes".

Na cerimónia, falou ainda Pedro Alarcão, presidente da CERCICA: "Encontramos a CERCICA nas livrarias do concelho, nos túneis do Tamariz, em exposições, instituições e empresas, através de alunos integrados com sucesso na sociedade. A inserção é o nosso objectivo principal. Mas temos consciência de que é uma obra inacabada - sempre assim será".


Com esta exposição, a CERCICA dá o mote para as comemorações que irão decorrer até 3 de Abril de 2016, dando início a um conjunto de iniciativas que irão desenvolver-se ao longo do ano.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0