Está aqui
Judaica – Mostra de Cinema e Cultura em Cascais
Veja o vídeo
Para Carlos Carreiras, acolher a mostra judaica de cinema e cultura “tem que ver com o desenvolvimento cultural em que estamos a apostar. Além disso, Cascais tem desenvolvido um trabalho muito intenso com a comunidade judaica portuguesa e internacional. Isto deve-se ao nosso posicionamento histórico como farol de liberdade e ao nosso espírito de abertura ao mundo".
Quem visitar a Judaica em Cascais, entre 8 e 10 de abril, poderá encontrar uma programação única e diversificada. Entre os filmes, o destaque vai para a antestreia internacional do documentário de Uli Jürgens, “O Cônsul Desobediente – Exílio em Portugal”, sobre Aristides de Sousa Mendes, e para a antestreia de “Fritz Bauer – Agenda Secreta”, thriller histórico passado na Alemanha nazi, de Larz Kraume. Ainda em Cascais, poderá contar com o concerto “Tradição Judaica na Música Clássica”, pela Orquestra de Câmara de Cascais-Oeiras, conversas, uma feira do livro temática e venda de produtos tradicionais judaicos.
Elena Piatok, diretora executiva da Judaica, afirmou que "Cascais é uma escolha natural. É um lugar de eleição. O programa de Cascais está muito focado na questão da sobrevivência, dos refugiados, dos exílios”, evocando o passado de Cascais como local de refúgio para aqueles que escapavam da Segunda Guerra Mundial.
A apresentação da edição de 2016 da Judaica, que decorreu esta esta terça-feira, 16 de fevereiro, contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais; de António Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Ângela Maximiano, em representação da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Elena Patiok, diretora executiva da Judaica e Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.
Consulte aqui a programação do evento.