CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Orçamento Participativo: duas escolas de Cascais têm novos espaços

Foram hoje inauguradas duas obras do Orçamento Participativo de 2013. A Escola Básica Nº1 da Rebelva, em Carcavelos, e a Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues, em Alcabideche, têm agora zonas cobertas no exterior, que protegem os alunos da chuva e do sol.

Veja o vídeo.

Na EB Professora Maria Margarida Rodrigues, o projeto consistiu na construção de uma cobertura sobre o campo de jogos (ver foto).

“Antes nós apanhávamos chuva e ficávamos muito apertados. Agora já não! Podemos jogar futebol, fazer ginástica, podemos fazer muitas coisas”. Foram estas as palavras de Íris, aluna da EB Professora Maria Margarida Rodrigues, sobre a nova zona coberta no campo de jogos. Para Henrique, aluno da mesma escola, o espaço “é bom para jogarmos futebol sem a chuva”.

A EB Nº1 da Rebelva tem agora uma cobertura de recreio (ver foto). Os alunos desta escola “têm mais espaço, mais hipóteses de brincar e o recreio torna-se mais calmo. A partir de agora eles vão ser mais felizes aqui na escola”, defendeu a diretora do estabelecimento de ensino, Olívia Veloso Ferreira.

Praticar a cidadania

As duas obras são projetos do Orçamento Participativo de 2013, tendo sido concluídas em dezembro de 2015, dentro do prazo previsto de dois anos.

Para Carlos Carreiras, a inauguração destes novos espaços escolares “é um reforço da afirmação da democracia, um reforço da confiança no Orçamento Participativo”. E apesar de ser uma “pequena obra, faz uma grande diferença. Ás vezes pensamos em obras muito grandes. Os tempos não são só para isso, nunca deveriam ter sido, mas agora conseguimos com estas intervenções fazer algo para melhorar a vida das nossas crianças”, concluiu o autarca.

“Detetámos que os meninos [com condições de chuva ou sol forte] não tinham condições para brincar ao ar livre”, conta Sónia Rolo, ex-membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB Nº1 da Rebelva. Foi assim que a Associação de Pais decidiu propor a obra no Orçamento Participativo.

José Ferreira, ex-presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Alcabideche, aponta os mesmos motivos. “A Associação de Pais viu que havia necessidades que era urgente resolver. As sombras e coberturas eram as que mais preocupações traziam. E por isso resolvemos apresentar um projeto no Orçamento Participativo para ultrapassar estas necessidades”. Para além da EB Professora Maria Margarida Rodrigues, esta proposta para o Orçamento Participativo englobava quatro outras escolas do Agrupamento de Escolas de Alcabideche – EB1 Alto da Peça, EB1 Nº3 Alcoitão, Jardim de Infância de Alcoitão e EB1 Nº1 Alcoitão – que já contam também com zonas cobertas.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0