Está aqui
Profissionais de saúde reúnem-se em Cascais no 2º Encontro "Cuidar Melhor"
A iniciativa, promovida pelos Gabinetes Cuidar Melhor, visa contribuir para alargar a discussão sobre esta problemática social e de saúde pública cada vez mais relevante que neste encontro será abordada de um ponto de vista prático e multidisciplinar, com apresentação de casos e experiências no terreno.
O programa destaca ainda a importância da ocupação da pessoa com demência, as particularidades da sua alimentação, a intervenção em fim de vida, testemunhos de cuidadores familiares e os modelos de intervenção por parte das instituições.
Em 2013, na primeira edição do encontro, participaram perto de 200 profissionais, tendo sido muito positiva a apreciação global, em particular, os temas abordados, a metodologia adotada e os especialistas convidados.
Dados epidemiológicos sobre a demência |Os mais recentes dados epidemiológicos apontam para a existência de 182.000 pessoas com demência em Portugal e estima-se que este número aumente para 364.000 em 2040. Os impactos sociais e económicos desta doença progressiva são cada vez mais relevantes. As diferentes exigências ao longo do seu percurso requerem apoio e formação aos cuidadores através de uma intervenção pluridisciplinar e de proximidade, de modo a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar.
Sobre o Projeto Cuidar Melhor |Resulta da conjugação de vontades de um leque de parceiros de referência – Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio, Associação Alzheimer Portugal e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – aos quais se associaram as empresas Sonae Sierra e Lusitania Seguros, bem como os Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra, onde funcionam os gabinetes de apoio abertos à comunidade.
Consulte aqui o programa