Está aqui
Cascais apresenta Programa para o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações
Conhecer, comunicar e agir mais, são os termos que dão o mote a diversas iniciativas que, ao longo de 2012, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações serão realizadas no concelho ao nível das escolas, centros paroquiais e outras entidades da sociedade civil, promovendo o conhecimento, vida autónoma, participação na sociedade, e aprendizagem ao longo da vida.
Neste âmbito, foi lançada ainda a Linha Sénior Cascais um serviço de apoio telefónico especializado, promovido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, que pretende esclarecer a população sobre assuntos relacionados com a idade sénior: saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, legislação, ação social, violência doméstica, solidão, isolamento, abandono, equipamentos e serviços existentes no município, lazer, voluntariado, respostas sociais e/ou projetos específicos.
Mais que prestar informações, a linha telefónica 21 457 67 68, pretende ser uma forma de apoio e integração para os cidadãos seniores. Nesse sentido, Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da Ação Social, destaca a dupla componente do serviço: “prestar informações à comunidade e estar disponível para oferecer um ombro e uma palavra amiga”. Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, define a iniciativa como “uma forma de promover a proximidade e solidariedade, garantindo que ninguém se encontra só ou abandonado”.
O atendimento da Linha Sénior Cascais 21 457 67 68 é assegurado por técnicos especializados, de segunda a sexta das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados das 9h00 às 12h00. Fora desse período as chamadas são gravadas e respondidas no primeiro momento possível.