CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Mundial da Alimentação: Conheça o apoio alimentar em Cascais

No Dia Mundial da Alimentação, que se assinala esta sexta-feira, 16 de outubro, conheça os diferentes tipos de apoio das organizações não lucrativas que, em Cascais, contribuem todos os dias para atenuar as dificuldades de quem está a passar por uma situação de privação alimentar.

Mercearia do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos| Típica de bairro, destinada às famílias carenciadas funciona com produtos provenientes do Banco Alimentar Contra a Fome, do Movimento Zero Desperdício e dos donativos que chegam através de empresas e da comunidade, como o movimento “Vizinhos com Alma”, outro projeto do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos que conta com mais de 250 voluntários que recolhem alimentos e artigos de higiene e limpeza entre os vizinhos. Os produtos que são depois colocados à disposição das famílias mais carenciadas na mercearia deste centro comunitário.

Informações:http://

www.centrocomunitario.net/mercearia_do_centro.html

Aberta de segunda a sexta-feira é um exemplo inovador de distribuição dos géneros alimentares do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) por ser uma resposta inclusiva que promove a autonomia e a liberdade de escolha dos clientes. Muito em breve, o Centro Social da Paróquia Nª Sª da Conceição de Abóboda abrirá a 2ª Mercearia Social do concelho.

Cozinha com Alma | Negócio social que consiste num serviço de Take Away solidário aberto ao público em geral, onde todo o lucro é aplicado numa bolsa social para a disponibilização de refeições a famílias que necessitam. De forma (in)direta qualquer cliente da CcA está a ajudar uma família da bolsa social e isso é valorizado. Informações: http://cozinhacomalma.com/

Movimento Zero Desperdício| Tem o duplo objetivo de tentar acabar com o desperdício alimentar ao mesmo tempo que canaliza os excedentes alimentares (em condições de serem consumidos) através das instituições que se encontram no terreno para munícipes em situação de privação alimentar, por elas apoiados. Em 2014, só no Concelho de Cascais foram aproveitados 68.422 toneladas de alimentos que se distribuíram por 780 famílias do Município.

Mais informações: www.zerodesperdicio.pt/

Refood | Movimento voluntário que tem como propósito eliminar o desperdício alimentar ao mesmo tempo que ajuda quem mais necessita e fortalece laços na comunidade. No concelho existem dois polos: o de Cascais, a funcionar no Bairro Marechal Carmona e afeto às freguesias de Cascais e Estoril e Alcabideche, e o de São Domingos de Rana (na Brisa), que abrange as freguesias de Carcavelos, Parede e São Domingos de Rana (Cascais CPR). A Refood Cascais, ativa desde março de 2015, conta com 200 voluntários e recolhe os excedentes de 28 estabelecimentos de comércio alimentar. Essas recolhas destinam-se a apoiar 130 pessoas distribuídas por 45 famílias. Desde a sua inauguração já serviu uma média de 9.000 refeições. Apesar de ter aberto portas em setembro a de CPR já conta com 240 voluntários.

Mais informações: www.re-food.org

Cantinas Sociais| Integram o Programa de Emergência Alimentar e são outra das respostas que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Promovida e gerida pelo Instituto de Segurança Social (ISS), esta ação pressupõe a confeção e disponibilização de refeições por parte das IPSS com cozinha devidamente equipada para consumo no domicílio (take away). Atualmente existem 14 cantinas no concelho de Cascais que servem diariamente 940 refeições.

Cascais conta, atualmente, com 25 instituições parceiras do Banco Alimentar Contra a Fome. Estas organizações não lucrativas recebem produtos alimentares semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente que são depois distribuídos a mais de 3.000 famílias residentes no concelho de Cascais.

Muitas destas famílias têm ainda acesso aos bens alimentares do Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados (FEAC). Este ano, 8.018 pessoas residentes no concelho beneficiaram deste apoio através de 28 instituições particulares de solidariedade social, tendo a autarquia apoiado com o transporte de 179.313 toneladas de bens alimentares para as instituições.

Saiba mais informações sobre apoios alimentares no concelho de Cascais em: http://www.cm-cascais.pt/sub-area/plataforma-de-recursos-de-apoio-na-privacao-material-np?page=2

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0