CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Elite Mundial do surf em Cascais de 22 de setembro a 31 de outubro

O regresso da elite do surf mundial a Cascais está marcado para a próxima semana. Durante os próximos dois meses, Cascais será palco dos principais circuitos mundiais de surf: Samsung Galaxy World Championship Tour e Qualifying Series Masculino.
A qualidade das ondas do Guincho e Carcavelos é um dos principais motivos para Cascais receber o selo de aprovação da World Surf League.
 
Com ondas fortes e tubulares, a Praia de Carcavelos é atualmente considerada, a par da Praia de Supertubos em Peniche, um dos melhores beach breaks no mundo. Por seu lado, a elevada consistência da Praia do Guincho permite fazer surf praticamente todos os dias do ano. Características que fazem de Cascais e Peniche os preferidos para a realização de etapas tanto do campeonato mundial de surf feminino e masculino, como das provas de qualificação tão procuradas pela elite mundial para subir mais alto no ranking da modalidade.
 
A começar dia 22 de setembro, o Cascais Women´s Pro – etapa do Samsung Galaxy World Championship Tour Feminino marca o início das competições ao mais alto nível que irão prolongar-se até ao final de outubro com a realização do Allianz Billabong Pro Cascais - etapa do Qualifying Series Masculino, e do Moche Rip Curl Pro Portugal - etapa do Men's Samsung Galaxy Championship Tour (esta a disputar-se entre Peniche e Cascais).
 
O Allianz Billabong Pro Cascais é também a segunda etapa da Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, uma iniciativa do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Cascais que apenas tem equivalência em dimensão na histórica Triple Crown, no Havai. Para além do Allianz Billabong Pro Cascais, integram ainda o Portuguese Waves Series – Cascais Trophy o Sata Airlines Azores Pro e o Moche Rip Curl Portugal Pro.
 
Por Cascais irão passar as melhores surfistas do mundo: 
No feminino participam Courtney Conlogue e Carissa Moore, respetivamente números um e dois do ranking mundial da Women's Championship Tour, e ainda Stephanie Gilmore, vencedora do Cascais Women’s Pro 2014 e hexa campeã mundial, às quais se junta, a convite da organização, Teresa Bonvalot, campeã nacional de surf 2014 e 2015. 
 
No masculino, está confirmada a presença de 17 atletas do Championship Tour (o principal circuito da World Surf League), nomeadamente Filipe Toledo (em 4º lugar no ranking mundial), Jeremy Flores (7º), Italo Ferreira (8º), Wiggolly Dantas (13º), ou Adrian Buchan (20º).
Está também garantida a a entrada direta de quatro surfistas portugueses no evento de Cascais: Vasco Ribeiro (Cascais), Pedro Henrique (Luso-Brasileiro, campeão europeu 2015 radicado em Cascais), Frederico Morais (Cascais) e Tiago “Saca” Pires (Ericeira). Mais três atletas lusos estão no topo da lista de alternativas, à espera de eventuais desistências ou dos wildcards disponíveis: Marlon Lipke, Nic Von Rup e José Ferreira (Cascais).
 
“Estou muito satisfeito por acolhermos, pelo terceiro ano consecutivo, as mais importantes provas do calendário do surf mundial. Nesta altura do ano, o mundo do surf está de olhos postos em Portugal e, tal como nos anos anteriores, esperemos ter em Cascais um verdadeiro show de surf”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Soubemos aproveitar o facto de termos numa pequena distância, várias praias com diferentes características e que oferecem ondas de classe mundial em todo tipo de condições”, reforça o autarca.
 
“Já não é novidade para o mundo do surf a qualidade e a consistência das ondas que temos em Portugal, especialmente em Cascais e Peniche, onde podemos encontrar quase sempre bom surf independentemente das condições meteorológicas”, refere Francisco Spínola, representante da World Surf League em Portugal. “No entanto, só por si as ondas não fazem um campeonato: tanto em Cascais como em Peniche as autarquias souberam aproveitar este recurso e têm apostado no surf como forma de valorizar os seus concelhos e torná-los cada vez mais atrativos. O surf é mais um ponto de atractividade para dois municípios que já tanto têm para oferecer”, acrescenta. 
 
Portuguese Waves Series – Cascais Trophy 
O Allianz Billabong Pro Cascais e o Moche Rip Curl Portugal Pro integram também a Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, iniciativa do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Cascais que apenas tem equivalência em dimensão na histórica Triple Crown, no Havai. Integra ainda o Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, o Sata Airlines Azores Pro, a decorrer de 22 a 27 de setembro 2015, em S. Miguel, Açores. 
 
O atleta com melhores resultados nestas três provas vence o Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, arrecadando um bónus de $25.000. No passado o Portuguese Waves Series – Cascais Trophy teve como vencedores Adam Melling e Jordy Smith. 
 
Praia em festa
Em Carcavelos, a festa do surf não acontece só nas ondas. Paralelamente, no areal, há diversos eventos paralelos aos quais o público tem acesso direto:
Impacto Zone Action Sports Park | Demonstrações de Skate, BMX, Inline e Slackline, com uma rampa vert e um percurso de street instalados junto à praia. O público presente poderá, na companhia das estrelas de cada modalidade, iniciar-se na prática destes desportos.
Cascais Fashion Market | Mercado de moda e lifestyle com produtores e designers locais.
Concertos | No palco de Carcavelos vão passar nomes da música nacional como: Agir, Carolina Deslandese Bell (26.09) , HMB e Filipe Gonçalves (27.09)Frankie Chavez Souls of Fire (03.10), e Diogo Piçarra, Aulas à la Blaya e Sara Paço (04.10)
 
 
Mais informações em www.worldsurfleague.com
 
RESUMO DO CALENDÁRIO DAS PROVAS:
Cascais Women's Pro, 22 a 28 de setembro (Carcavelos/Guincho), prize money USD 250.000
Sata Airlines Azores Pro, Qualifying Series, 22 a 27 de setembro 2015, S. Miguel Açores, prize Money USD 250.000, a contar para o Portuguese Waves Series - Cascais Trophy
Allianz Billabong Pro Cascais Qualifying Series (Carcavelos/Guincho), 28 de setembro – 4 de outubro 2015, encerra perna europeia do QS, prize Money USD 250.000, a contar para o Portuguese Waves Series - Cascais Trophy
Moche Rip Curl Pro Portugal, 2015 Men's Samsung Galaxy Championship Tour, 20 a 31 de outubro 2015 (Peniche/Cascais), 10.ª etapa em 11, prize Money USD 525.000, a contar para o Portuguese Waves Series - Cascais Trophy

Páginas

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0