Está aqui
Verão seguro em Cascais: reforço de meios já está no terreno
"Os meios para este ano serão idênticos aos do ano passado", frisou o subintendente Luís Ribeiro, da Divisão da PSP de Cascais, na reunião de apresentação do programa “Verão Seguro”. A iniciativa juntou no Centro Cultural de Cascais responsáveis da PSP, GNR, Polícia Municipal, Autoridade e Polícia Marítima, operadores de transportes públicos, Proteção Civil, Câmara Municipal de Cascais, juntas de freguesia e concessionários.
À semelhança do ano passado, em 2015 a vigilância irá estender-se à costa de Oeiras e Cascais, não só nas praias, mas também nos transportes públicos. Estão disponíveis para o programa “Verão Seguro” 50 equipas da Unidade Especial de Polícia/Corpo de Intervenção e cerca de 2.000 agentes da Equipa de Intervenção Rápida.
Igualmente habitual, a presença dos agentes de motas e bicicletas - estas últimas com apoio das juntas de freguesia e Câmara Municipal de Cascais que têm fornecido equipamento - estão de regresso ao Paredão. “As únicas motas e bicicletas permitidas a toda a hora neste espaço são as da polícia e são fundamentais para chegar mais depressa onde é necessário”, frisou Luís Ribeiro.
Salientando que “a segurança começa em nós”, o subintendente apelou às pessoas para não deixarem objetos à vista no interior de viaturas, nem levarem objetos de valor para a praia e, sobretudo, a não descurarem a vigilância. Estendendo o apelo aos concessionários, Luís Ribeiro afirmou que “se virem alguma coisa a descambar, digam. Vocês são privilegiados a monitorizar e nós podemos deslocar os meios adequados para travar um problema a montante”.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho feito por estes homens e mulheres que nos dão estes níveis de segurança”, referiu Carlos Carreiras, destacando o esforço conjunto que se traduz numa estatística que aponta Cascais como um destino seguro e com um elevado nível de sentimento de segurança. “Se continuarmos a ter esta boa ligação em rede, temos condições para voltar a ter uma época balnear extraordinária e trazer mais valor para o nosso concelho”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, sistematizando: “a segurança não é uma competição. Se ganhar um, ganhamos todos!”