CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana do Ambiente: Condução de gado por cães pastores na Quinta do Pisão

O rebanho de ovelhas da Quinta do Pisão e a cadela Thembi foram atores na demonstração da eficácia dos cães pastores na condução de gado. Esta é apenas uma das iniciativas que integra a edição de 2015 da Semana do Ambiente de Cascais.

A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer ao público o trabalho do dia-a-dia do cão pastor. Por isso, nesta tarde de sábado, os protagonistas foram a cadela Thembi e o rebanho de ovelhas da Quinta do Pisão numa simulação do trabalho que os empresários agrícolas e os pastores têm no dia-a-dia na interação com os cães e as ovelhas.


Graças à experiência de Thembi, com capacidade de ajustamento na condução de diferentes tipos de ovelhas, a demonstração não podia ter corrido melhor. As ovelhas da Quinta do Pisão sentiram que o papel da Thembi era apenas o de as conduzir para diferentes lugares, não constituindo, por isso, uma ameaça.


O presidente da Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores (APUCAP), Alfredo Pereira, explicou que “quando bem treinados, estes cães aumentam o nível de bem-estar dos rebanhos, já que passam a encará-los como condutores em vez de predadores”, acrescentando que esta desmonstração pretende desmistificar a ideia de que estes cães para serem bons condutores de rebanhos “têm de correr, morder e ladrar. Pelo contrário, os cães mais tranquilos fazem com que as ovelhas tenham menos stress e apresentem um nível de bem-estar superior”.


A ação contou com público a assistir que teve a oportunidade de observar a Thembi a conduzir de forma ordenada e tranquila as ovelhas.


Constituído, essencialmente, por carneiros e ovelhas jovens, o grupo de ovelhas da Quinta do Pisão, apresenta um comportamento pouco homogéneo, o que se tornou num desafio para a Thembi. “Este grupo não está habituado a interagir com cães, encarando-os numa primeira fase como potenciais predadores”, afirma Alfredo Pereira.


José Romana, da Cascais Ambiente, explicou que esta iniciativa integra, pela primeira vez, as atividades da Semana do Ambiente de Cascais, como complemento da campanha de sensibilização que se tem vindo a fazer no sentido de alertar quem vem passear os cães para a Quinta do Pisão, para que os mantenham com a trela, evitando ataques que já provocaram baixas no rebanho.


O tempo de treino dos cães pastores: uns mostram maior aptidão, mas depende do grau de maturidade e autoconfiança que o cão tem para estar junto com as ovelhas. O treino destes cães começa entre os 7 e os dez meses. Pode demorar um ou dois anos, conseguindo atingir a plenitude das suas faculdades em termos de experiência, a partir dos três quatro anos. É um trabalho que requer muita paciência, com avanços e recuos, mas no final, muito útil para quem trabalha com rebanhos.


 Inscreva-se nas atividades da Semana do Ambiente em Cascais


 


 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0