CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais em destaque na 4ª edição do FISTA, fórum do ISCTE-IUL

Partilhar experiências na área das “Smart Cities” foi o objetivo da 4ª edição do FISTA - Fórum da Escola de Tecnologias e de Arquitetura organizado pelo ISCTE- IUL – Instituto Universitário de Lisboa.
 Vila que também é cidade inteligente, Cascais destacou-se pelos vários exemplos de boas práticas em setores como a educação, ambiente e intervenção em espaço público.
 
O município de Cascais esteve presente na 4ª edição do Fórum da Escola de Tecnologias e de Arquitetura, do ISCTE- IUL – Instituto Universitário de Lisboa, onde se debateram ideias sobre as “Smart Cities” (cidades inteligentes). 
 
No evento, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, partilhou exemplos de investigação e desenvolvimento tecnológico no concelho tendo em vista uma crescente sustentabilidade ambiental. Por exemplo, o Centro de Congressos do Estoril, inaugurado em 2001, ano em que foi distinguido com o “Prémio de Excelência em Inovação e de Qualidade de Arquitetura”, foi considerado o “Melhor Desenvolvimento de Turismo” em 2002 e é atualmente o único “Green Venue” em Portugal, ou seja o único espaço nacional certificado pelas boas práticas ambientais e compromisso de negócio sustentável.
 
A preocupação com a otimização e compensação energética estende-se ainda ao Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, a muitos dos equipamentos municipais e a cuidados, por exemplo, na semaforização, tendo sido Cascais o primeiro município do país a implementar tecnologia LED nos sinais e em parte da iluminação pública. 
 
A intervenção na Duna do Guincho, que esteve na base da atribuição a Cascais do Prémio Vistas Internacional reconhecendo o concelho como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, foi outro exemplo citado pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais. Carlos Carreiras mencionou ainda a criação, em Carcavelos, da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, um “novo polo universitário autossustentável” a nascer junto ao mar e o futuro empreendimento de surf e skate dinamizado pela marca Quik Silver também em Carcavelos.
“É muito importante partilhar estas estratégias e políticas no âmbito das cidades inteligentes”, sustentou, Carlos Carreiras, reforçando que devemos “captar talentos que estão nas nossas universidades para o nosso concelho, pois esta é uma forma de reforçar ainda mais estas estratégias”.
 
Pedro Sebastião, representante do Fórum FISTA, confirmou que o grande objetivo deste encontro é “mostrar aos alunos o que as empresas e as autarquias fazem no mercado de trabalho. Desta forma, os alunos da área das Tecnologias da informação e da Arquitetura ficam a saber o que o mundo profissional faz nas suas áreas de estudo”.
 
O FISTA 15 contou com a presença de representantes de empresas de referência como a EDP Comercial, a PT Empresas, a DELOITTE, a NOVABASE, a EPAL, a ALTRAN, a MAKSEN e a CONTAR. Participaram igualmente representantes da Comissão Europeia e de várias câmaras municipais do distrito de Lisboa. 
 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0