Está aqui
Espaços verdes
Quinta do Lameiro, Parede
Recuperado no âmbito do programa Cevar, podemos encontrar neste jardim áreas de estadia equipadas com bancos relvados e prados de dimensão considerável, campo polidesportivo e um parque infantil. Área: 11000 m2.
Pinhal do Junqueiro, Parede
Espaço situado na fronteira das freguesias da Parede e Carcavelos, junto ao Bairro do Junqueiro, pertenceu à Santa Casa da Misericórdia, mas foi cedido à Câmara Municipal para ser recuperado e equipado para uso da população. Desta área fazem parte, para além da rede de caminhos alternativos, um extenso pinhal, relvados, prados e equipamento diverso, como um parque infantil e um circuito de manutenção, acolhendo ainda as instalações do Agrupamento N.º 71 dos Escuteiros, da Parede. Área: 17500 m2.
Pinhal do Rotários, B.º da Assunção, Cascais
O Pinhal de Alepo, exemplificativo do coberto arbóreo desta zona do concelho, sobreviveu ao crescimento urbano, tornando-se numa pequena ilha rodeada de edificação habitacional. Neste espaço foi construída uma rede de caminhos pedonais e respetivas infraestruturas, podendo agora ser vivido por todos, especificamente os moradores deste Bairro e alunos da Escola Básica do 1º e 2º Ciclos, contígua ao Pinhal. Passeio, contemplação, observação de aves ou a prática de desporto (no circuito de manutenção) são algumas das atividades possíveis. Área: 11000 m2.
Parque de Petanca - São Pedro do Estoril
Construído em 2003, no âmbito do programa Cevar, constitui um espaço de lazer destinado à população de S. Pedro do Estoril, e em particular à prática de uma modalidade desportiva com número crescente de adeptos e praticantes – a petanca. Integrado num espaço com cerca de meio hectare, fica o novo edifício da sede e o bar, dois equipamentos necessários para garantir a vivência diária do local. Em redor da área de jogo foram plantadas árvores, arbustos e semeados relvados, construídos sistemas de rega automatizados e colocada iluminação pública, proporcionando o enquadramento e as condições de segurança e acessibilidade necessárias. Junto aos campos de jogo existem os respetivos acessos a peões e bicicletas, a automóveis e seu estacionamento. Área: 5000 m2.
Jardim Carlos Anjos, Estoril
Jardim formal localizado no Monte Estoril, rodeado de hotéis, encanta turistas e munícipes com os seus canteiros de flores, arbustos e árvores exóticas de cor viva. Pode também ser vivido à noite, em altura de animação dos bares e restaurantes da zona envolvente. Está equipado com um parque infantil de construção recente, um quiosque e esplanada que domina todo o jardim, uma fonte e um lago, bancos e sanitários e uma gaiola com aves exóticas, de onde provém o nome comum de "Jardim dos Passarinhos". O nome Carlos Anjos está ligado a um dos impulsionadores do desenvolvimento turístico e urbanístico do até então Pinhal da Costa de Santo António ou da Andreza. A Companhia do Monte Estoril, em 1882 e 1885 iniciou a construção dos chalets e casas de veraneio, a implantação de ruas e de infraestruturas elétricas, águas e esgotos. Nestas incluía-se uma pequena via-férrea de cremalheira, que fazia a ligação entre a parte baixa e o alto do Monte Estoril. Foi Carlos Anjos que trouxe a água potável da sua propriedade de Vale de Cavalos. Área: 3 000 m2.
Costa da Guia, Cascais
Este espaço de grande dimensão, é o resultado de cedências de várias operações urbanísticas, onde a área de pinhal em articulação com clareiras de prados inclui locais de estadia, áreas e caminhos apetecíveis para o desporto ativo - campo de jogos. Parte dos espaços verdes da Costa da Guia(cerca de 5 hectares) foram recuperados no âmbito do Programa Cevar. Nestes, incluem-se o recentemente construído parque infantil temático, onde os mais novos podem encontrar um barco, a casa dos pescadores, o farol e os animais marinhos e bastante espaço para dar largas à imaginação. Área: 80000 m2.
noticias relacionadas
Mar