Está aqui
Plano Estratégico para o Município de Cascais: é hora de afirmar o nosso concelho
E assim chegámos ao ponto em que, vertidos os conhecimentos especializados e as preocupações dos cidadãos, o Plano está pronto para a discussão pública formal.
O Plano Estratégico para o Município de Cascais liga de forma simbiótica as pessoas e o seu território. É um documento que entende as pessoas e o território como recursos mais preciosos de uma sociedade. Recursos que é necessário proteger a todo o custo, dando-lhes também o enquadramento necessário para que operem em conjunto e benefício mútuo. Este é um Plano que tem as Pessoas no centro. É o Plano de uma nova economia e de uma nova sociedade: a sociedade da Ecologia Humana.
O Plano Estratégico para o Município de Cascais olha para o território de forma holística, embora assuma sem subterfúgios a primazia do Natural sobre o Urbano. É um Plano que assentando nos principais pilares de uma Política de Desenvolvimento Sustentável, salvaguarda os recursos naturais sem colocar em causa o progresso económico, a criação de emprego e a coesão social e territorial. É um Plano democrático porque tem como missão reduzir assimetrias na justa medida em que aumenta as oportunidades. É um Plano que não olha para lugares ou freguesias: olha para o concelho como um todo e é a todo o concelho que se pretende levar o desenvolvimento.
O Plano Estratégico para o Município de Cascais é um instrumento de modernidade na gestão territorial e que prepara o concelho para os desafios do municipalismo. Hoje, as autarquias portuguesas estão a dar inicio a um terceiro ciclo de desenvolvimento. Depois de um primeiro ciclo de infraestruturação, e de um segundo ciclo de equipamento do território, entrámos agora na terceira vaga de desenvolvimento. É a fase do desenvolvimento inteligente. É a fase em que o capital social do município é mais valioso do que todas as outras formas de capital. Entrámos no ciclo de desenvolvimento promovido pela diversidade, pelo conhecimento e pela inovação. É o ciclo das pessoas. Este Plano é feito para elas.
O Plano Estratégico para o Município de Cascais é a materialização do nosso compromisso na contenção dos perímetros urbanos para a habitação. É um Plano que sinaliza a prioridade dada à requalificação e regeneração urbana – e desse ponto de vista, é um Plano da defesa da identidade e do património. É um Plano que dá coerência ao concelho porque preenche os vazios, dentro da malha urbana, e salvaguarda os espaços para a promoção de atividades económicas indutoras de emprego.
Resumindo, o Plano Estratégico para o Município de Cascais é um mapa para o futuro. É uma moldura dentro da qual os indivíduos, as empresas e as comunidades são impelidos a encontrar os caminhos para a sustentabilidade: económica, financeira, social, ecológica, cultural e humana.
O Plano, este Plano, é a garantia de que deixamos às gerações dos nossos filhos e dos nossos netos, um concelho melhor do que aquele que herdámos. Melhor porque respeita a sua história de 650 anos. Melhor porque tem orgulho na sua identidade. Melhor porque preserva as tradições e ambições das suas gentes. Melhor porque é feito para e por todos e cada um de nós.
Cidadãos, movimento associativo, movimentos cívicos e partidos. Todos os que querem ter uma palavra a dizer no futuro de Cascais são convidados a verter a sua visão sobre este Plano e sobre o futuro do Município de Cascais.
Gostaríamos que todos se sentissem convocados a participar num debate positivo e franco, que sirva primordialmente para construir. Construir um futuro melhor para o nosso território e para as nossas gentes. Para que o resultado da discussão seja, mais do que uma chegada, um ponto de partida para uma nova fase de afirmação do nosso concelho.
Carlos Carreiras
Presidente da Câmara Municipal de Cascais