CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A couve perfeita para o Natal está na horta biológica da Quinta do Pisão

Vai ser possível colher diretamente da horta biológica da Quinta do Pisão, em Cascais, nos próximos dias 14, 21 e 28 de dezembro, das 9h00 às 13h00


Não é para todos o privilégio de poder colher diretamente da terra para o prato os legumes que se quer comer. Pois bem, vai ser possível fazê-lo na horta biológica da Quinta do Pisão, em Cascais, nos próximos dias 14, 21 e 28 de dezembro, das 9h00 às 13h00. Da terra para a Ceia do Natal!

 

A couve portuguesa, imprescindível na Ceia de Natal de milhares de portugueses, é um dos alimentos que pode ser retirado diretamente da terra, garantindo a frescura máxima dos alimentos. 

 

Cultivados numa horta com cerca de um hectare, os produtos agrícolas da Quinta do Pisão são 100% biológicos e certificados, ou seja, a sua produção não inclui a utilização de pesticidas, adubos químicos de síntese ou organismos geneticamente modificados. O cultivo recorre ainda a práticas sustentáveis e de impacte positivo para os ecossistemas locais, beneficiando a fauna e flora deste espaço natural gerido pela Câmara Municipal de Cascais. 

 

Para além dos produtos da época - como a couve portuguesa, acelgas, funcho, rabanetes, a alface roxa ou verde e o pimento - estão também à venda ervas aromáticas, nomeadamente a hortelã e a erva-cidreira, mel, marmeladas e compotas caseiras. Os visitantes podem ainda adquirir lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão.

 

Sobre a Quinta do Pisão | Propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Cascais e localizada no sopé da Serra de Sintra, em pleno Parque Natural de Sintra Cascais, a Quinta do Pisão é gerida pela Câmara Municipal de Cascais, através da Empresa Municipal Cascais Ambiente. Com 360 hectares a quinta acolhe várias espécies em risco como os burros lanudos e a ovelha campaniça que ali foram introduzidas pela Câmara Municipal de Cascais e que, com a ajuda dos cavalos selvagens que ali habitam, ajudam a promover o equilíbrio do ecossistema local e a preservar a fauna e flora da Quinta do Pisão. Assumindo a gestão da Quinta em 2008, a Câmara Municipal de Cascais tem promovido a requalificação das infraestruturas e espaços naturais da quinta tendo já sido possível plantar mais de 65.000 árvores, recuperar caminhos e linhas de água, abrindo o espaço à visitação. Decorrem ali ao longo do ano diversas manifestações culturais, de que é expoente máximo o LandArt. Também a antiga zona agrícola foi recuperada, ocupando um hectare no qual são produzidos produtos agrícolas cuja venda reverte a favor dos trabalhos de gestão ambiental desenvolvidos na Quinta do Pisão.

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0