Está aqui
Cascais, estórias da nossa história | Paredão Cascais-Estoril
Inserida no âmbito das comemorações do 650º aniversário da Vila, a exposição “Cascais, estórias da nossa história” dá a conhecer, a todos os que residem ou visitam Cascais, pequenos pormenores da história que a tornam, pela sua excelência, num local de referência na imprensa nacional e internacional.
É também feito um convite a que saiba mais em Coleção Memórias Digitais de Cascais.
Ao longo das 35 telas expostas no paredão entre Cascais e Estoril são assinalados momentos da história de Cascais, através de imagem e texto, que nos mostram uma terra de pescadores, mas também de agricultores e de vinho. Uma terra saloia. Local onde veranearam reis, mas também onde muitas famílias encontraram um porto de paz em momentos conturbados.
É apresentado uma vila de Cascais que, desde cedo, se destacou pela sua beleza natural, mas também pelo seu património construído e pelo pioneirismo das suas gentes.
Foi em Cascais que pela primeira vez se utilizou a eletricidade na iluminação pública. Foi nos Jardins da Parada que se realizou o primeiro jogo de futebol entre portugueses. Foi também em Cascais que, em meados do século XX, nasceu a primeira biblioteca itinerante.
É este Cascais que damos a conhecer, já que na sustentabilidade, no ambiente ou no empreendedorismo continuamos a deixar marcas e a apostar na qualidade do nosso território.
Uma exposição onde (re)descobrimos o nosso passado com os olhos postos no futuro, porque é na memória que se encontra as raízes do sucesso.