CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Estoril palco de homenagem a Lucian Blaga | Comemorações dos 40 anos do reatar das relações diplomáticas Portugal-Roménia

Quem passa pela Avenida Clotilde, junto aos Jardins do Casino Estoril, não fica indiferente ao busto que agora se apresenta junto às arcadas, a poucos metros do Hotel Palácio. Prestando homenagem a Lucian Blaga, jornalista, poeta, filósofo e diplomata romeno, o busto foi inaugurado dia 2 de junho, por ocasião do 40.º aniversário do reatar das relações diplomáticas entre Portugal e a Roménia. Até final do mês, fica patente no Hotel Palácio uma exposição que evoca a vida de Lucian Blaga.

 


Primeiro país da Europa de Leste a reatar relações com Portugal após o 25 de abril de 1974, a Roménia quis assinalar a efeméride, evocando o maior poeta e filósofo romeno do século XX. Além de diplomata – foi embaixador da Roménia em Portugal entre 1938 e 1939 - foi professor, romancista e académico, tendo vivido no Estoril nessa altura. Foi no Estoril que Lucian Blaga encontrou inspiração para muitos dos seus poemas e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, com o apoio do Hotel Palácio que cedeu o terreno, inaugurou junto às Arcadas do Estoril um busto seu. Até final do mês, pode também ser vista no hotel  uma exposição que retrata a vida de Lucian Blaga. 

 

 “Este é um local extraordinário para a estátua. É uma honra para nós termos um símbolo destes no coração do Estoril. Acredito que para vós também será uma honra ter um símbolo de alguém como Blaga que não foi apenas um diplomata, mas um símbolo da cultura europeia”, afirmou Lilian Zanfiroiu, presidente do Instituto Cultural Romeno em Lisboa

 

Realçando as semelhanças entre a Roménia e Portugal, Titus Corlatean, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Roménia, presente na cerimónia, reconheceu ser este um projeto cultural, político e diplomático: “esta homenagem é importante para a Roménia e para os romenos, mas também para Portugal, uma vez que somos dois países parceiros que partilham uma visão europeia”.

 

Bruno Maçães, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, confessou-se um “grande admirador da cultura romena”. “É uma honra ter aqui a estátua de Lucian Blaga que viveu no Estoril entre 1938-39 precisamente no Hotel Palácio”. Reconhecendo que as duas culturas [portuguesa e romena] “se entendem muito bem”, o governante acredita num reforço de relações a nível económico. 

 

A homenagem a Lucian Blaga foi muito bem acolhida pela Câmara Municipal de Cascais, que se fez representar na ocasião por Jaime Almeida, Marquês do Lavradio, para quem “esta cerimónia tem muito a ver com Cascais, que sempre acolheu de braços abertos aqueles que aqui se quiseram instalar sobretudo no período entre as duas guerras. Foi aqui que puderam viver em paz”, destacou.  

 

 

  

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0