CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Implementação da rede ciclável estruturante concelhia (1ª Fase A)

Designação do projeto | Implementação da rede ciclável estruturante concelhia (1ª Fase A)
Código do projeto | Lisboa-08-1406-FEDER-000078
Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores 
Região de intervenção | Concelho de Cascais
Entidade beneficiária | Cascais Próxima – Gestão de Mobilidade, Espaços Urbanos e Energias, EM, SA
Data de aprovação | 20-03-2019
Data de início | 01-10-2018 
Data de conclusão | Em reprogramação
Custo total elegível | 2.290.981,96 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 1.145.490,98 EUR
Estado atual | Em execução
 
Resumo:
A Operação “Implementação da rede ciclável estruturante concelhia (1ª Fase A)” foi contratualizada no PEDU/PAMUS (Ação 1.1.2.), integrada na medida 1.1 do PEDU, cujo objetivo estratégico é o “apoiar a mobilidade urbana sustentável e diminuir a dependência do automóvel criando uma rede de circuitos pedonais e cicláveis articulada com os interfaces e os serviços de transportes públicos”.
 
A Cascais Próxima é a entidade proponente/beneficiária da presente candidatura enquanto responsável pela gestão e operacionalização das intervenções na mobilidade no concelho de Cascais, de acordo com as competências delegadas pelo Município nesta empresa municipal.
 
A presente operação visa a formalização parcial da 1.ª fase da rede ciclável estruturante no concelho de Cascais (que se prevê que tenha 55 km quando totalmente implantada), materializada em percursos cicláveis urbanos que abrangem três freguesias do concelho (União de Freguesias de Cascais e Estoril, S. Domingos de Rana e Alcabideche), dando cumprimento à estratégia municipal de melhoria da mobilidade sustentável no território, diminuir a dependência do automóvel criando uma rede de circuitos pedonais e cicláveis articulada com os interfaces e os serviços de transporte público.
 
A 1.ª fase da rede ciclável estruturante no concelho de Cascais, contratualizada no PAMUS, integra a formalização das seguintes ciclovias: (i) Alcabideche - Cascais Shopping (Circular de Alcabideche); (ii) Avenida da República -Praia da Poça; (iii) Variante do Aeródromo de Tires; e (iv) Tires -Carcavelos. As intervenções propostas desenvolvem-se em dois corredores urbanos, designados por Corredor Oeste (orientação sul / norte, desde as proximidades da praia da Azarujinha até às proximidades do Cascais Shopping) e Corredor Este (orientação sul / norte, desde as proximidades da escola secundária de Carcavelos até às proximidades do aeródromo de Tires).
 
A implementação destes novos corredores urbanos cicláveis permitirá realizar uma circular de ligação entre o Hospital de Alcoitão, as zonas escolares e o Cascais Shopping e criar eixos de ligações verticais (Norte-Sul) entre as freguesias do concelho, atravessando áreas urbanas consolidadas e interligando estações ferroviárias e importantes polos geradores de deslocações (equipamentos, infraestruturas e áreas de comércio e serviços). Devido a condicionantes que impedem a sua total implementação no horizonte temporal da candidatura, a concretização deste projeto será executado em dois momentos (Fase A e Fase B), correspondendo a primeira aos troços incluídos nesta candidatura. Assim, a presente candidatura corresponderá à execução da ciclovia circular de Alcabideche, do troço da Avenida da República, apenas até à Praça Condes de Barcelona, e da ciclovia Tires - Carcavelos.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0