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SG-Model
A 6 de outubro de 2021 arrancou a iniciativa bilateral Portugal – Noruega, designada de SG-Model (School Governance Model). Um projeto de cooperação entre a Direção-Geral da Administração Escolar e o Ministério da Educação e Ciência norueguês. Tendo em vista o desenvolvimento do projeto foram, entretanto, criados dois grupos de trabalho nacionais que, no seu conjunto, integram entidades diversas dos dois países (diretores de escolas, representantes dos professores, responsáveis pela articulação entre organismos da administração central e o poder local).
No decurso das sessões de trabalho já realizadas, procedeu-se ao desenho e construção dos instrumentos de análise dos modelos de administração e gestão escolar em vigor em Portugal e na Noruega, ferramentas indispensáveis à consecução dos objetivos do projeto.
No passado mês de maio, mais concretamente, nos dias 30 e 31, Cascais acolheu uma comitiva bilateral, com o objetivo de analisar os modelos de administração e gestão escolar de Portugal e da Noruega, avaliar as fragilidades e os pontos fortes de cada modelo, delinear estratégias de resolução das fragilidades identificadas e recolher dados e informação que permitam aperfeiçoar a estrutura dos modelos analisados.
Para o efeito, foram realizadas várias sessões de trabalho e algumas visitas a estabelecimentos de ensino do concelho.
A 6 de outubro de 2021 arrancou a iniciativa bilateral Portugal – Noruega, designada de SG-Model (School Governance Model). Um projeto de cooperação entre a Direção-Geral da Administração Escolar e o Ministério da Educação e Ciência norueguês. Tendo em vista o desenvolvimento do projeto foram, entretanto, criados dois grupos de trabalho nacionais que, no seu conjunto, integram entidades diversas dos dois países (diretores de escolas, representantes dos professores, responsáveis pela articulação entre organismos da administração central e o poder local).
No decurso das sessões de trabalho já realizadas, procedeu-se ao desenho e construção dos instrumentos de análise dos modelos de administração e gestão escolar em vigor em Portugal e na Noruega, ferramentas indispensáveis à consecução dos objetivos do projeto.
No passado mês de maio, mais concretamente, nos dias 30 e 31, Cascais acolheu uma comitiva bilateral, com o objetivo de analisar os modelos de administração e gestão escolar de Portugal e da Noruega, avaliar as fragilidades e os pontos fortes de cada modelo, delinear estratégias de resolução das fragilidades identificadas e recolher dados e informação que permitam aperfeiçoar a estrutura dos modelos analisados.
Para o efeito, foram realizadas várias sessões de trabalho e algumas visitas a estabelecimentos de ensino do concelho.