Na partida, tente juntar-se a um grupo de atletas | Na chegada aproveite a descida, deixe-se embalar até à meta.
Na subida, controle o seu ritmo cardíaco, levante bem os joelhos e incline o tronco para a frente. Faça a subida progressivamente, começado devagar e acabando mais forte.
Aproveite a descida para recuperar o folego, pois vai ter de fazer novamente uma subida prolongada | Na descida descontraia.
Desfrute da paisagem que o oceano lhe dá, e prepare-se para correr até ao retorno. Depois da pequena subida, entre no seu ritmo, controle a respiração, pois agora vai entrar na “velocidade de cruzeiro”, sinta-se confortável em cada passada.
Beba água em todos os abastecimentos, mesmo que não tenha sede. Porque se a sede aparecer é sinal de que o seu corpo não está hidratado – é fundamental que esteja! Beba, nem que seja um golo apenas.
Está quase a chegar ao retorno, aproveite mais uma vez para desfrutar da belíssima paisagem que tem a sua frente, em breve vai deixa-la para trás. Começa o regresso até à Vila.
Aproveite agora para se afastar do grupo se o vento for favorável. Se não for resguarde-se ao máximo, ou vá alternando na frente do grupo com outros atletas, para ser mais fácil o regresso à meta.
Falta pouco para terminar os 20 Km de Cascais, agora é a altura de dar tudo o que ainda tem. Aproveite a descida e embale para a meta que o espera de braços abertos.