Requalificação da pista de atletismo da Escola Salesiana de Manique, para realização de treinos, provas e promoção da modalidade, com usufruto de toda a comunidade.
Criação de um centro de acolhimento e proteção animal no Zambujeiro.
•
OP 22 – Auditório da Escola Frei Gonçalo de Azevedo – S. Domingos de Rana
(ver vídeo de apresentação) Apretechamento do auditório da escola Frei Gonçalo de Azevedo com implementação de uma bancada retrátil, um palco, projetor de vídeo e instalações de luz e som, para utilização da escola e de toda a comunidade.
•
OP 14 – Sombras nas escolas, crianças na rua (Agrupamento de escolas de Alcabideche) - Alcabideche
(ver vídeo de apresentação) Construção de coberturas em 5 Escolas do Agrupamento de Escolas de Alcabideche: EB 1 Alto da Peça, EB 1 nº 3 Alcoitão, JI Alcoitão, EB 1 nº 1 Alcoitão, EB 1 nº 2 Alcabideche.
“Este ano mais do que triplicámos o número de votos em relação à primeira edição e confirmámos o OP Cascais como um dos Orçamentos Participativos mais participados do país”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Neste momento podemos afirmar que Cascais é um concelho de todos e para todos, mais confiante, mais participante e mais solidário, logo mais forte. Dou os parabéns e obrigado a todos os que ousaram fazer a diferença”.
Com a sensação de dever cumprido, Augusto Salvador, mentor do projeto OP17 - Requalificação da pista de atletismo da Escola Salesiana de Manique, que recolheu 7056 votos sendo o mais votado de todos, considerou que “este projeto era fundamental não só para a comunidade salesiana, mas para todos: a pista de atletismo é para a comunidade”, reforçou. Para Augusto Salvador, “o orçamento participativo é um projeto fundamental para o município de Cascais e é com estas iniciativas que os munícipes intervêm ativamente no seu concelho”.
Com 4930 votos, o OP-13, projeto de ampliação do refeitório da Escola Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, foi o segundo mais votado: “Chegámos ao fim da primeira fase e isso é muito confortante. Agora vamos passar para a segunda fase deste projeto – a execução – sendo que aqui o empenho vai ser ainda maior porque queremos que as nossas 1500 crianças tenham um refeitório em condições, afirma José Batalha, mentor do projeto.
Por seu lado, David Sousa, diretor da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em S. Domingos de Rana, que se candidatou ao OP com o projeto número 22 para apretechamento do auditório da escola destinado a ser utilizado não só pela escola mas também por toda a comunidade e que obteve 3418 votos, sendo o quarto projeto mais votado, mostrou-se muito satisfeito com o resultado: “Este será um espaço onde as pessoas vão poder valorizar as suas competências culturais, artísticas e associativas”.
Com mais 10.517 votos que em 2012, esta foi a edição mais votada de sempre, numa clara manifestação de cidadania e participação da população. Entre os anos 2011 e 2012 a participação dos munícipes no Orçamento Participativo aumentou cerca de 236%.
Refira-se que, em 2012, Cascais foi o segundo concelho do país a afetar a maior fatia do seu orçamento - 2.500.000€ - para o OP, correspondendo a 5,8% do investimento municipal.
Consulte aqui as restantes propostas que estiveram a votação.