Está aqui
O C 64 deseja-lhe Festas Felizes!
Nesta edição especial de Natal, alunos das Escolas Básicas de Alcoitão e Areias escrevem, literalmente, uma mensagem para todos os munícipes. E por que as páginas são delas – das crianças - os “Cascalitos” também cá estão. O Simão, a Bia, o Matias e o João deixam sugestões para toda a família, nestas férias, que agora começam, em áreas tão variadas como ambiente, cidadania, desporto e solidariedade. Tome nota! Natal é também sinónimo de histórias. Nesta edição, Alice Vieira defenda-nos “Mistérios de Natal”. Um conto cedido pela autora para tornar este C ainda mais rico! A escritora deixa aqui uma mensagem de Natal aos munícipes.
Um dos grandes destaques desta edição é também “Caçadora Furtiva”, a nova exposição de Paula Rego. A artista apresenta-nos as suas vivências em mais de uma centena de obras. Remete-nos para a residência artística de Paula rego na National Gallery, em Londres, um dos museus mais importantes do mundo e onde a artista “viveu” durante ano e meio numa cave. O estatuto de “Artista Associada da National Gallery” implica a produção de obras que estabelecem uma relação direta com a coleção do museu. E é de lá que chega a inspiração da artista, que agora mostra na Casa das Histórias com o seu nome, em Cascais. Disse Paula Rego a propósito desta residência artística: “ Tive muito medo e fiquei com uma certa apreensão! Mas para encontrar o nosso próprio caminho é necessário encontrar a nossa porta, como Alice”. E assim foi. Paula Rego subiu várias vezes as escadas até às salas que expõem obras-primas criadas entre os séculos XII e XVIII – ao todo mais de duas mil pinturas de artistas como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio e Rembrandt. Paula Rego povoou o seu imaginário, juntou fragmentos de vários quadros e criou! Memórias do seu “íntimo” para ver até 24 de abril, em Cascais.
Tanto pela mão de Paula Rego como pelas crianças de Cascais, é com memórias e imaginação que este C chega a si!
Um Bom Natal e um Feliz Ano Novo são os desejos da equipa que todos os meses faz chegar até si o C. E, claro, Boas Leituras!
Veja aqui o C 64!