A Câmara Municipal de Cascais e a CP-Comboios de Portugal associam-se para celebrar os 125 anos da chegada a Cascais do atual Comboio Presidencial - à data Comboio Real Português - ocorrida a 30 de setembro de 1889. Hoje, dia 30 de setembro, o histórico comboio percorreu os 25 quilómetros que unem a vila de Cascais e o Cais de Sodré. Uma viagem no âmbito das comemorações dos 650 anos de elevação de Cascais a vila e dos 125 anos da Linha de Cascais.
À data da viagem inaugural o comboio assumia a designação de “Trem Real ou Comboio Real Português”. A reformulação da designação para “Comboio Presidencial” ocorre com a implantação da República, em 1910, sendo o meio de transporte utilizado nas deslocações do Chefe de Estado e das altas individualidades do Estado “dada a crescente importância dos caminhos-de-ferro no sector dos transportes”. O antigo Comboio Presidencial foi a composição especial utilizada pelo Chefe de Estado e pela sua Comitiva entre 1910 e 1970. Ver brochura sobre o Comboio Presidencial da Fundação do Museu Nacional Ferroviário
Mais longa que a original – em 1889 apenas existia o troço entre Pedrouços e o centro da vila de Cascais – e agora operado pela CP – Comboios de Portugal em vez da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, a viagem, que assinalou estas importantes efemérides, convidou a reviver o ambiente glamoroso do transporte ferroviário do início do século XX, numa composição de época recentemente recuperada pela Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF) para a Fundação do Museu Nacional Ferroviário.
No âmbito desta comemoração o público pôde, a título excecional, visitar o Comboio Presidencial na estação de Cascais, das 9h00 às 10h30, e poderá ainda visitar-se o Comboio Presidencial no Cais do Sodré até às 20h00. As visitas são guiadas e gratuitas, sendo os visitantes organizados em grupos e em número limitado à capacidade do comboio.
Os 125 Anos da Linha de Cascais
O primeiro troço da linha, entre Pedrouços e Cascais, foi aberto ao serviço em 30 de setembro de 1889, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, com o nome de “Ramal de Cascais”. A linha chegou até Alcântara-Mar em 6 de dezembro do ano seguinte, tendo nessa altura sido alterado o nome para Linha de Cascais. Ao Cais do Sodré, atual estação inicial/terminal da Linha, o comboio chegou em 4 de setembro de 1895. Foi a primeira ferrovia pesada a ser eletrificada em Portugal, corria o ano de 1926, e a última a ser integrada na CP, em 1976. É uma importantíssima via de comunicação, tendo desempenhado um papel de destaque no desenvolvimento da orla costeira até Cascais.
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