CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Circuito de Cascais festeja 50 anos | Cascais Classic Motorshow promete animação e exposições

Entre 30 de agosto e 1 de setembro o município de Cascais torna-se um museu aberto a todos os amantes dos automóveis clássicos. Assinalando os 50 anos do Circuito de Cascais, a primeira edição do Cascais Classic Motorshow recria o circuito que se realizou entre 1963 e 1966 no antigo traçado junto à Boca do Inferno, agora numa versão de regularidade, ao mesmo tempo que traz ao concelho uma exposição única de carros antigos. Destaque ainda para a recuperação do Concurso de Elegância, competição única no seu género a nível nacional e onde marcará presença o presidente da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA), Horst Brüning. A visita ao Cascais Classic Motorshow é aberta ao público.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, com o apoio do Automóvel Club de Portugal/ACP e do Turismo de Portugal, o evento visa oferecer aos visitantes uma visão abrangente da história do automóvel e da sua relação com o nosso concelho, nomeadamente na vertente desportiva. Assim, o evento trará à Baía as exposições temáticas “Circuito de Cascais”, que contará a história dessa prova através da presença de carros que nela participaram, como o Ferrari 250 GT, o Lotus Elan e o Austin Cooper S, e “Os carros do século XX”, uma mostra de automóveis clássicos que recria a evolução automóvel. A exibição incluirá ainda veículos militares e viaturas de bombeiros antigas, bem como motas que marcaram o século passado.

No sábado, 31 de agosto, a partir das 10h00, o Hipódromo Municipal Manuel Possolo recebe um Concurso de Elegância inspirado nos eventos deste género que se realizaram nos Jardins do Casino Estoril entre os anos 50 e 70. A competição decorre até domingo, 1 de setembro, e nela participarão mais de 40 automóveis clássicos, que serão avaliados em função da sua apresentação, conservação ou restauro, estética e interesse histórico. O júri será presidido por Horst Brüning, presidente da FIVA, entidade máxima de referência internacional na área dos carros antigos. Este concurso incluirá ainda o Prémio Manuel Lucena, em homenagem ao promotor dos Concursos de Elegância da década de 90 - que também se realizaram no Estoril. A distinção será atribuída ao carro mais votado pelos visitantes, que poderão eleger o seu automóvel preferido através de voto em urna.

No mesmo dia, às 16h00, será recriado o Circuito de Cascais, na qual participará um dos condutores que realizou a prova há 50 anos, António Peixinho, bem como alguns dos automóveis e motas que fizeram o trajeto. Com partida e chegada junto à Boca do Inferno, os veículos descerão a Av. Rei Humberto II de Itália, passando em frente ao Centro Cultural de Cascais e ao Parque Marechal Carmona e subindo a Av. da República.

Já no domingo, 1 de setembro, o destaque vai para o desfile de carros clássicos que percorrerá a Avenida Marginal entre Cascais e Carcavelos, com partida às 11h30 da Cidadela de Cascais. Às 16h00 serão entregues os prémios do Concurso de Elegância.

O Cascais Classic Motorshow promete animação para todas as idades: na Baía de Cascais haverá diversas atividades para crianças durante o dia, e a noite de sábado será dedicada aos êxitos musicais dos anos 50, 60 e 70, com um concerto assegurado pelo grupo Rockfella’s. A participação em todas as iniciativas - à exceção da prova de regularidade e do Concurso de Elegância - é aberta ao público.

SOBRE O CIRCUITO DE CASCAIS | O Circuito de Cascais foi uma prova nacional de condutores que se realizou pela primeira vez em julho de 1963, organizado pelo Automóvel Club de Portugal. O circuito de velocidade viria a repetir-se consecutivamente até 1966. Com a vinda da Fórmula 3, em 1965 e 1966, Cascais tornou-se palco da disputa entre pilotos nacionais e internacionais, revelando-se este circuito como uma das provas mais importante do campeonato nacional, com relevância internacional. Nesses anos, correram em Cascais os melhores pilotos da época - António Peixinho, Baptista dos Santos, Manuel Lopes Gião, Luís Fernandes, Carlos Santos, José Albuquerque, Augusto Palma, Carlos Duarte Ferreira e Teresa Lopes Alves – e os carros mais emblemáticos de então - Ferrari 250 GT, Austin Cooper S, Porshe 356, Lotus Elan, Cortina Lotus e Jaguar E.  Saber mais

CORTES DE TRÂNSITO | No âmbito do Cascais Classic Motorshow irão decorrer um conjunto de iniciativas, como prova de regularidade/circuito de Cascais, desfile e exposições. Por motivos de segurança, quer para os participantes, quer para a assistência, que se espera em grande número, alguns percursos serão vedados ao trânsito regular.  Saiba quais aqui.

VÍDEO: Ver aqui

PROGRAMA (ver folheto)
 
30 de agosto, sexta-feira
18h00 | Inauguração da exposição “Circuito de Cascais”, na Baía de Cascais
 
31 de agosto, sábado
10h00 | Início do Concurso de Elegância, no Hipódromo Manuel Possolo em Cascais
10h30 | Início de actividades infantis no Passeio D. Luís I, na Baía de Cascais
16h00 | Prova de regularidade no Circuito de Cascais
21h30 | Animação musical na Baía de Cascais, com música dos anos 50, 60 e 70
 
1 de setembro, domingo
11h30 | Desfile de clássicos entre Cascais e Carcavelos (partida junto à Cidadela de Cascais)
16h00 | Entrega de prémios e encerramento do Concurso de Elegância
18h00 | Encerramento da exposição em Cascais
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0