Cascais comemora, de 3 a 5 de outubro, o 450.º aniversário de William Shakespeare e traz até ao Centro Cultural de Cascais e à Casa das Histórias Paula Rego os académicos António Feijó, Maria Helena Serôdio, Mário Avelar, Mário Vieira de Carvalho, o encenador Carlos Avillez bem como três intérpretes notáveis Ana Padrão, Lara Beirão da Veiga e Valerie Bradley. Um evento com entrada livre.
Centro Cultural de Cascais e Casa das Histórias Paula Rego
Durante três dias Cascais presta homenagem à vastidão e profundidade da arte do escritor inglês nascido em 1564, considerado um dos mais influentes dramaturgos do mundo. Canto lírico, conferências, projeção de filmes, declamação de poesia e um excerto da peça Hamlet, com tradução do Rei D. Luís, interpretado por alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais fazem parte do vasto programa.
A este programa juntam-se vários eventos complementares: “Romeu e Julieta – Encontro desencontro”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no Auditório Fernando Lopes Graça, uma peça de teatro em luz negra baseada no clássico “Romeu e Julieta” destinada ao público infanto-juvenil, no Museu do Mar - Rei D. Carlos e um espetáculo de poesia “Nas Entrelinhas dos Poemas”, para a família, inspirada no conjunto de obras de Paula Rego intituladas “O Quarto de Shakespeare”.
Este conjunto de iniciativas proporcionadas pela Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais mostra como a obra genial de William Shakespeare tem resistido à passagem do tempo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Estudados, encenados e reinterpretados constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.
É indiscutível a influência de Shakespeare na vida cultural portuguesa, traduzido para a nossa língua por personalidades tão diferentes como o Rei D. Luís I, Álvaro Cunhal, Carlos Oliveira ou Vasco Graça Moura entre outros e levado à cena por tantos encenadores de talento como António Pedro, Luzia Maria Martins, Carlos Avillez, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo entre muitos outros.