Está aqui
Cascais na rota das grandes maratonas de ouro
Cascais deu pela segunda vez o tiro de partida para os 42 195 metros do percurso da Rock’n’Roll Maratona de Lisboa EDP. Considerada a prova-rainha do atletismo, a maratona contou com a participação de 4000 atletas, entre os quais os multi-medalhados quenianos Samuel Ndungu (vencedor), Robert Kwambai, Philip Sanga, o etíope Dereje Debele Tulu, o ucraniano Oleksande Sitvkoskyy e Cutbert Nyasango do Zimbabue, colocando Cascais na rota dos maiores eventos desportivos do mundo.
Além da maratona que decorreu entre Cascais e Lisboa, a manhã foi plena de eventos desportivos que reuniram cerca de 22.000 participantes, entre os quais 4500 estrangeiros, provenientes de 72 países de todo os continentes. Organizada pelo Maratona Clube de Portugal e o Competitor Group, com o apoio das câmaras municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, a Maratona de Lisboa integra o “Circuito Rock'n’Roll”, o maior circuito internacional de maratonas e meias-maratonas.
650 anos celebrados também com desporto
O percurso da maratona Cascais-Lisboa serviu também para assinalar os 650 anos de elevação de Cascais a vila. Repartidos por oito atletas envergando a camisola municipal – Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Bruno Santos, Alberto Sousa, Hélia Gomes, Jorge Manuel Pinheiro Simão, Ana Isabel Diogo Brás, José Bento Vitorino e Tânia Valentim - os 42,195 km foram cumpridos em estafeta, sendo o testemunho a reprodução do Foral da Vila. Nas palavras do Vice-Presidente, Miguel Pinto Luz esta foi “Uma estafeta bastante eclética que abrange tanto mulheres como homens e inclusiva já que um dos colaboradores, Alberto Sousa, participou em cadeira de rodas. Uma boa forma, portanto, de comemorar os 650 anos de Cascais.”