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Balcão Associativismo | Na sua Associação de Moradores
As Associações de Moradores do concelho já estão preparadas para “dar uma mão” a quem tem mais dificuldades de navegar no mundo digital. Equipadas com computadores e acesso à Internet, estas estruturas de proximidade oferecem agora um “Balcão Associativismo”, um espaço informal onde os vizinhos mais próximos podem pedir apoio digital no acesso aos muitos serviços da Administração Central e Local que já funcional inteiramente a nível digital.
A quem se destina?
Imaginemos a D. Maria, ou Sr. José, prestes a completar 50 anos de idade. Ambos têm carta de condução e, se não a renovarem, podem entrar em incumprimento. O IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes permite que esta renovação seja feita inteiramente online, mas estes dois munícipes não dispõem de computador, ou acesso à Internet, muito menos sabem qual o procedimento. Com a ajuda do Balcão Associativismo, bastará reunir os documentos necessários e pagar as taxas, o que pode ser feito perto de casa, sem perder horas de trabalho.
O mesmo é válido para solicitar o Cartão Viver Cascais, ou uma teleconsulta, ou ainda para marcar consultas no Centro de Saúde enviando um email, ou mesmo para criar um email, se por acaso não souberem como.
Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, através da Divisão do Associativismo em parceria com as Associações de Moradores, o Balcão Associativismo abre a porta ao mundo digital a todos os cidadãos e promove a divulgação de todos os serviços disponibilizados a nível municipal.
Onde funciona?
O serviço é disponibilizado nas sedes das Associações de Moradores (ver moradas das associações de moradores e horários dos Balcões Associativismo).
Que tipo de assuntos podem ser tratados?
O Balcão Associativismo promove a apresentação e divulgação dos diversos serviços e apoios municipais existentes. Os munícipes podem solicitar apoio digital em diversos assuntos próximo da vizinhança, tais como, ajuda no preenchimento de formulários online e submissão dos mesmos, apoio na utilização de diversas plataformas digitais, entre os quais:
- Estacionamento (via MobiCascais)
- Mobilidade (via MobiCascais)
- Empregabilidade
- Programas Juventude
- Candidaturas desporto
- Projetos Seniores
- Teleconsultas
- Renovação de Cartão Cidadão (sem alteração de dados)
- Renovação Carta Condução (sem alteração de dados)
- Acesso Autoridade Tributária (Finanças) online
- Acesso Segurança Social Direta
- Criação de email
- Clube Leitura
- Orientação e marcação de consultas (online, via SNS)
- Acompanhamento e pedidos apoio diversos