Está aqui
Aviso
Caro(a) munícipe,
Informamos que, tendo em conta a emissão da Declaração de Situação de Alerta decretado pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, face ao risco de incêndio rural para o concelho de Cascais, os acessos à Serra de Sintra serão encerrados a partir das 00h00 de segunda-feira dia 16.09.2024 e até ao final do dia 17.09.2024, entrando em vigor a proibição de acesso também a pessoas ao PNSC em espaços florestais.
Esta medida preventiva obrigatória por legislação nacional e não por decisão municipal, impõe todas as restrições determinadas, ou seja:
- Encerramento da Quinta do Pisão e do Campo Base Pedra Amarela e cancelamento de todas as atividades previstas, bem como o encerramento das bolsas de estacionamento na estrada da serra, enquanto o risco se mantiver.
- Fecho do acesso rodoviário à Barragem do Rio da Mula;
- Fecho do acesso rodoviário à Rua dos Capuchos na Malveira da Serra (que o Município de Sintra encerra igualmente a norte do lado de Sintra).
- Suspensão do serviço da linha M44 da MobiCascais
O levantamento das restrições fica sujeito à avaliação das condições perigo de incêndio pela ANEPC e IPMA e será comunicado logo que possível.
Estas medidas resultam das aprendizagens das catástrofes dos incêndios rurais de 2017 em Pedrógão Grande e em 15 de outubro desse mesmo ano na região Norte de Portugal, as quais evidenciaram que as vítimas mortais ocorreram maioritariamente nas evacuações por automóvel.
A ausência de movimentos e pessoas na serra permite uma maior coordenação e fiscalização de movimentos anómalos por parte das forças de segurança e das de Proteção Civil que irão ser mais reforçadas nestes dias.
Além da prevenção, estas medidas, facilitam o processo de evacuação do Parque Natural em caso de incêndio e facilitam o acesso de meios de socorro dos Bombeiros e outros Agentes de Proteção Civil para potenciar uma rápida intervenção.
Agradecemos a sua compreensão e lamentamos eventuais transtornos causados.
Cascais, 15 de setembro de 2024