CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Carta Educativa

A Carta Educativa é um instrumento de planeamento e de ordenamento dos equipamentos educativos de localização concelhia, que considera as ofertas educativas - formativas existentes e por satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico, e socioeconómico do município.

A Carta prevê um Plano de Construção e Requalificação de Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública, que se encontra em execução. Desde 2019 a 2022, o investimento realizado, com destaque de obras de beneficiação e conservação de Escolas 2º/3º Ciclo e Secundário,  é superior a 20 milhões de euros; prevendo-se que entre 2023 e 2025, sejam investidos mais 60 milhões, destacando-se duas Escolas novas , a Básica do Arneiro e a Escola Básica e Secundária de Cascais e 3 ampliações de Escolas: Básica e Secundária Ibn Mucana (Alcabideche), Secundárias Fernando Lopes Graça (Parede) e S. João do Estoril.

Em complemento da Carta Educativa e tendo em atenção, tanto as exigências das novas gerações destes documentos, como o compromisso assumido no âmbito do contrato Interadministrativo de delegação de competências, Contrato de Educação e Formação Municipal, Contrato n.º 552/2015, publicado no Diário da República em 28 de julho de 2015, foi elaborado o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM), contemplando o diagnóstico municipal aí previsto, as linhas gerais de ação e as respetivas metas e indicadores de melhoria de desempenho educativo, bem como as estratégias, atividades, recursos e calendarização.

Assim, nas fases I, de Enquadramento e Contextualização, II, de Enquadramento Territorial e III, de Diagnóstico Estratégico, a Carta Educativa e o PEEM são tratados em conjunto procedendo-se na fase IV, relativa às Propostas de Atuação, à sua apresentação em separado.
 
A elaboração destes documentos, sob a direção de uma equipa de especialistas do Instituto Superior Técnico, obedeceu a um processo largamente participado que compreendeu a realização de vários workshops onde foram ouvidos os alunos, os pais, os professores, os dirigentes do setor, os políticos e os empresários entre outros elementos da comunidade educativa.

Cada uma das fases contou com o acompanhamento permanente do Conselho Municipal de Educação onde, para além da metodologia a desenvolver foram discutidos e aprovados os documentos produzidos pela equipa de especialistas do Instituto Superior Técnico que ganhou o concurso público para executar os trabalhos.

O documento recolheu o parecer positivo, tendo sido votado e aprovado com 26 votos a favor, 1 voto contra e uma abstenção, do Conselho Municipal de Educação, em reunião realizada a 5 de abril de 2018, e mereceu aprovação por maioria, com 31 votos a favor, 3 votos contra e 2 abstenções, em reunião da Assembleia Municipal de 4 de junho de 2018.

Foi submetido, para recolha de parecer, ao Ministério da Educação, em julho de 2018, tendo obtido pronúncia favorável em 30 de julho de 2021.

 

 CARTA EDUCATIVA

Histórico do ProcessoFunçõesLINKS
Histórico do Processo

QUEM PROMOVEU?

A Revisão da Carta Educativa de Cascais foi promovida pelo município, contando para o efeito com a colaboração do Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) do Instituto Superior Técnico (IST-UL), constituído por uma equipa técnica com larga experiência na elaboração de documentos de planeamento, como cartas educativas.

 

OBJETIVO

Com a Carta Educativa o município pretende:

- Assegurar a devida adequação (atual e futura) do ordenamento da rede de estabelecimentos de ensino, às ofertas educativas e curriculares disponíveis a nível municipal, correspondendo assim à procura efetiva, a par do seu desenvolvimento qualitativo;
- Criar condições que incentivem a consolidação de centros de excelência e de competências educativas, a par da elaboração de um Plano Estratégico Educativo Municipal, que irá vincular políticas educativas municipais contando com a participação dos mais diversos atores locais (Ministério da Educação; Conselho Municipal de Educação; Agrupamentos Escolares; Parceiros Sociais; outras entidades públicas e privadas).


PARCEIROS

A Carta Educativa é simultaneamente um instrumento de gestão política e um processo de planeamento estratégico, envolvendo vários atores locais, com contributos similares ou diferenciados.
Os papéis assumidos podem ir desde o enquadramento legal, à promoção, à consultoria para a execução, até à colaboração na obtenção de dados, de informação, e de opinião.

Funções

Contribuem para a sua existência, com os seguintes papéis:

1. Deliberativos

Ministério da Educação |  Definiu legalmente o instrumento de política. Deve homologar a Carta      Educativa.
Câmara Municipal de Cascais |  Decide, com a entidade selecionada, o conteúdo do documento, colocando-o posteriormente ao Conselho Municipal de Educação para a sua aprovação. Decide o investimento e atuação da Câmara Municipal de Cascais, de acordo com as indicações da Carta (documento de diagnóstico) e dos documentos consequentes (documentos de planeamento).

2. Promocionais

Câmara Municipal de Cascais | Define como se vai concretizar, no seu território, a elaboração do instrumento (lança concurso público para escolha da entidade que elaborará o documento), bem como a sua aplicação.

3. Concertação

Câmara Municipal de Cascais | Cabe-lhe envolver os atores locais, particularmente da comunidade educativa, mas também os cidadãos e organizações em geral. Deve ainda considerar e envolver outras unidades orgânicas municipais, cuja atuação inclua públicos-alvo da área educativa.

4. Executivos

Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) do Instituto Superior Técnico | Entidade privada, centro de investigação universitário, selecionada, por concurso público, para elaborar a Carta Educativa.
- Câmara Municipal de Cascais | Custeia as despesas inerentes à execução da Carta Educativa. Planeia e gere a rede escolar local, tendo por base as indicações da Carta Educativa, e de outros instrumentos de planeamento.

5. Consultivos

Conselho Municipal de Educação | É uma estrutura local, contínua de consulta na área educativa, prevista na lei como entidade consultiva especializada com um papel obrigatório de parecer na versão final da Carta Educativa.
- Agrupamentos de Escolas | Fornecimento de um conjunto de dados, informação e de opiniões,  com vista à realização do diagnóstico.
- “Stakeholders” diversos | Fornecimento de opiniões, com vista à realização do diagnóstico

Clique aqui e veja o PDF

 

LINKS

Consultar histórico da fase final do processo:

 Calendário
 Inquérito Público
 Documentos
 Galerias
 Ligações de Interesse

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0