Está aqui

Educação

Com políticas assentes numa escola inclusiva que promove a equidade no acesso e o desenvolvimento de todas as crianças e jovens, independentemente das suas condições socioeconómicas, a educação no concelho dá novo salto qualitativo.
Na reabertura do novo ano escolar, 20 mil alunos do concelho vão beneficiar de escolas profundamente reabilitadas, com novos equipamentos informáticos e novos instrumentos para facilitar a sua vida quotidiana, dos professores, dos encarregados de educação e a da comunidade educativa em geral.
Cascais continua a apostar nos jovens e numa oferta educativa qualificada voltada para as necessidades locais, para modernizar permanentemente o concelho e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
A aplicação CascaisEDU permitirá aos pais e encarregados de educação terem acesso rápido a um conjunto de informações sobre a vida escolar do seu educando.
Um novo cartão de estudante e outro para os profissionais de educação de  Cascais que permitirão ter acesso às bibliotecas municipais, museus e MobiCascais.
Novos cursos profissionais nas escolas com elevada empregabilidade e voltados para as necessidades das empresas locais serão outra novidade no ano letivo 2017/18.
Para ter uma educação de maior qualidade, mais ofertas na formação de crianças, jovens e adultos, a autarquia aposta fortemente na melhoria do ensino público em todas as suas vertentes.
Para atingir plenamente estes objetivos, a autarquia está em vias de aprovar o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que se assume como referencial de gestão estratégica da educação ao nível local articulando esforços com escolas e sociedade civil, na otimização das oportunidades de educação formal, não formal e informal.
O PEEM teve por base uma metodologia participativa que compreendeu, tanto diretamente, nos workshops realizados em todas as freguesias do concelho, como indiretamente, através de email e questionário, uma alargada participação da comunidade educativa.
Depois de um grande esforço financeiro na reabilitação e requalificação do parque escolar do concelho, no qual, nos últimos quatro anos, foram investido 12 milhões de euros, procedeu-se à contratação de mais 135 auxiliares de educação. 
Cabe também ao Município, no âmbito das competências transferidas em 2015, através do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências, a definição de componentes curriculares de base local, pelo que, em conjunto com vários intervenientes, elegeu como prioritárias as áreas da Cidadania e Participação, o Empreendedorismo, a História de Cascais, a Robótica e o Inglês.
Cascais investiu na modernização do equipamento informático escolar. No âmbito do programa “Cascais Mais Tecnológico”a Câmara reforçou o investimento na Educação com entrega de 356 novos computadores para o 1º ciclo, distribuiu licenças do Office 365 Educação, contas de correio eletrónico com capacidade ilimitada e ferramentas informáticas variadas para reforçar competências pessoais e profissionais de 20 mil alunos do 1º e 2º Ciclo, do ensino Secundário e do pessoal docente e não docente.
Toda esta dinâmica na Educação também contribuiu que Cascais fosse escolhida para sede e organizadora do XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras em 2018. 
continuar a ler
Vagas 2017/18RefeiçõesEnsino Téc.-Prof.DestaquesContactos
Vagas 2017/18
ENSINO SECUNDÁRIO
Informa-se que hoje, 28 de julho de 2017, a partir das 17h00, serão publicadas nas sedes dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cascais, as listas dos alunos admitidos, que requereram ou a quem foi renovada matrícula para frequência do Ensino Secundário. 
Informa-se também que, por imposição da Comissão Nacional de Proteção de Dados, estas listas não serão publicadas pela Câmara Municipal de Cascais.
 
PRÉ-ESCOLAR E ENSINO BÁSICO
Dia 21 de julho de 2017, a partir das 17h00, serão publicadas nas sedes dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cascais, as listas dos alunos admitidos, que requereram ou a quem foi renovada matrícula para frequência do Pré-Escolar e Ensino Básico. 
Informa-se também que, por imposição da Comissão Nacional de Proteção de Dados, estas listas não serão publicadas pela Câmara Municipal de Cascais.
As vagas existentes, por agrupamento e por estabelecimento, para o pré-escolar, 1º ano, 5º ano e 7º ano do ensino básico poderão ser consultadas aqui.
 
Refeições
Atenção! O Sistema de gestão de refeições escolares tem novas referências multibanco.  Veja AQUI
 
Ensino Téc.-Prof.
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel e tecnologias aeronáuticas.
 
Mecatrónica automóvel
Escola Matilde Rosa Araújo
Contrariar o abandono escolar precoce e promover o ensino profissionalizante são as apostas ganhas pelo curso de educação e formação de mecânico de veículos ligeiros que completa quatro anos.
acompanhamento técnico e estágios decorrem na Autoeuropa, em Palmela. 
 
Manutenção aeronáutica
Escola Frei Gonçalo Azevedo
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil.
O grau de empregabilidade é de 100%.
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Alvide, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde.
Mais informações: Agrupamento de Escolas de Alvide -  www.esalvide.edu.pt
 

 

DestaquesContactos

Departamento de Educação e Desporto
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais