Está aqui
Semana da Educação em Cascais arranca com debate sobre descentralização de competências para as autarquias

Cascais foi a primeira câmara municipal a assinar com o governo o contrato de delegação de competências em matéria de educação, que contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, em todas as suas fases. As grandes linhas estratégicas para a educação, no concelho, estão a ser construídas por toda a comunidade educativa, no âmbito da elaboração da Carta Educativa e do Plano Desenvolvimento Estratégico Educativo. Do que resultar destes documentos, e respeitando totalmente a autonomia das escolas, poderão ser introduzidas componentes locais no currículo, até ao limite definido de 25% do currículo nacional.
Na Gala da Educação que se realiza no primeiro dia do evento a partir das 18h00, no Casino Estoril, alunos, funcionários e professores do concelho serão distinguidos com a atribuição de prémios de mérito e valor.
Ao longo da semana serão debatidas diversas temáticas entre a comunidade educativa local, mas também com representantes nacionais da área da educação, como, David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação, João Barroso, professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que, juntamente com João Marcelino, Diretor do Centro de Formação de escolas do Concelho de Cascais, apresentam no dia 30 de novembro uma conferência dedicada à autonomia das escolas.
O ensino profissionalizante na promoção do sucesso educativo local será outra das temáticas em discussão que contará com a participação de Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e Gonçalo Xufre, Presidente da Agência Nacional de Qualificação e Emprego. A Educação Inclusiva será o tema da conferência a cargo de Joaquim Côloa, Professor do Ensino Especial, e com a participação de Sílvia Lemos, Diretora do Agrupamento de Escolas da Alapraia e de um representante da FAP Cascais.
Consulte aqui o programa