Mais uma obra terminada, com origem no Orçamento Participativo de Cascais de 2013. Desta vez, a renovação da pista de atletismo dos Salesianos de Manique, equipamento ao dispor de toda a comunidade. "Que fique bem assente: as instalações estão abertas a todo o desporto escolar do concelho", disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração da nova pista de atletismo dos Salesianos de Manique.
O Augusto Salvador, diretor pedagógico da Escola Salesiana de Manique e proponente do OP, mostrou-se feliz com o processo: "em Cascais, há um orçamento municipal que fica a cargo da decisão do munícipe. Democracia participada, melhor do que esta, não existe. Para Cascais é também motivo de felicidade, "especialmente quando os projetos nascem nos mais jovens. Com o Orçamento Participativo, continuamos a juntar a democracia participativa com obrigações, mas também direitos de cidadania", disse Carlos Carreiras.
A obra inclui a renovação do tapete e uma nova caixa de saltos, para salto em comprimento. Vão poder continuar a praticar-se diversas modalidades, como provas de velocidade, barreiras, estafetas, salto em altura, salto em comprimento e mega sprint.
Atletas como Marcos Chuva, no salto em comprimento, Marcos Caldeira, no triplo salto e Cláudio Freixo, no salto em altura, são prova da qualidade do trabalho feito nos Salesianos. "Foi aqui, que treinei para o apuramento para os Jogos Olímpicos em 2012 e para campeonatos mundiais e europeus. A minha segunda casa é esta pista", confessa Marcos Chuva, o mais bem cotado atleta português da atualidade no salto em comprimento, presente na inuaguração desta infraestrutura. A pista de atletismo dos Salesianos de Manique pode assim manter uma tradição de sucesso.