CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mobilidade e Turismo: Cascais é “Vila de Excelência”

O Município de Cascais recebeu hoje a Bandeira “Cidade ou Vila de Excelência”, nível II, pelas práticas inovadoras nos eixos da acessibilidade e do turismo. A entrega, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Ser reconhecido com este título tem dois momentos: o primeiro de felicidade e de alegria de tal reconhecimento; o segundo, o de assumirmos que isto só aumenta a nossa responsabilidade, o nosso compromisso”. Palavras de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia da entrega da Bandeira “Cidade ou Vila de Excelência”, nível II, hoje, 12 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Reconhecendo que “hoje começa-se a perceber a estratégia do desenvolvimento introduzido no município e dos problemas que têm de ser ultrapassados”, Carlos Carreiras, confirma que o objetivo é construir uma “urbe para as pessoas, a favor das pessoas e não contra as pessoas”.

Concretizadas paulatinamente no território, as alterações fazem-se sentir por via da requalificação, da regeneração e do recurso às novas tecnologias, para formar uma comunidade que tem no seu espaço público algo que dá “qualidade de vida aos cidadãos”. Um compromisso do município, sobretudo quando acaba de receber “o reconhecimento de ser uma Vila de Excelência”.

Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, salientou o empenho da Câmara Municipal de Cascais, “ nas duas áreas de excelência em que aderiu a este projeto: a acessibilidade e o turismo”, acrescentando que os projetos apresentados “estão concretizados e em bom caminho”.

A atribuição da Bandeira de “Cidade ou Vila de Excelência” prende-se com o grau de evolução da implementação do plano de ação local, proposto pelo Município de Cascais para os núcleos urbanos de Cascais e Estoril, na altura da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo a sua ação nos eixos “Cidade ou Vila Acessível” e “Cidade ou Vila Turística, em setembro de 2013.

 

É o caso do reperfilamento dos passeios com a introdução de novas rampas dotadas de lajes capazes de facilitar a travessia por parte de invisuais, ou pessoas com mobilidade reduzida. É também o caso de, no âmbito da requalificação urbana, de novos passeios que facilitam a mobilidade e garantem maior segurança aos peões.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0